conteúdo do menu
conteúdo principal
23/10/2019

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio

Cerca de 200 pessoas conferiram apresentação da Agenda Estratégica e do Plano de Mobilidade Urbana do Projeto Nova 2050

Documento contempla nove estratégias, 25 programas e 105 projetos elaborados de maneira coletiva com a comunidade

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Nova Petrópolis planeja os próximos 30 anos de maneira estratégica desde 2018. Os resultados construídos de maneira colaborativa para o Projeto Nova 2050 foram apresentados para a comunidade nesta terça-feira, 23 de outubro, no auditório do Hotel Rothenburg. Cerca de 200 pessoas conferiram as propostas da Agenda Estratégica e o Plano de Mobilidade Urbana, compiladas pela Consultora Cepa – Centro de Estudos e Projetos do Ambiente.

Estiveram presentes no evento de apresentação o vice-prefeito em Exercício, Charles Paetzinger; secretários Municipais e adjuntos; o presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Michaelsen e demais edis; o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Valmor Heckler, e o vice-presidente, Cláudio Weber; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp), Marcos Alexandre Streck; empresários, representantes de entidades, servidores públicos e membros da comunidade em geral.

O vice-prefeito em Exercício, Charles Paetzinger ressaltou a importância de Nova Petrópolis possuir uma Agenda Estratégica e um Plano de Mobilidade Urbana e parabenizou todos os envolvidos pela doação ao projeto. “Precisamos saber utilizar os potenciais do Município e trabalhar olhando para o futuro da cidade que nós todos queremos morar. Essa ação realizada enaltece, engrandece e orgulha toda a comunidade novapetropolitana”, destacou Paetzinger.

“As ideias e propostas que integram a Agenda Estratégica foram construídas de maneira colaborativa com a comunidade durante as oficinas, reuniões e encontros realizados durante o ano e, por ser um resultado de pensamentos do coletivo, não vamos agradar a todos”, enfatizou o presidente do Comtur, Valmor Heckler. O vice-presidente do conselho, Cláudio José Weber, agradeceu a todos que participaram dos processos de debate para construção do Projeto Nova 2050, que doaram seu tempo e contribuíram com críticas e sugestões.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Daniel Michaelsen reforçou a importância de Nova Petrópolis ter um setor específico para captar recursos com projetos elaborados. O tesoureiro do Movimento Nova 2050, Eloi Wissmann apresentou os valores investidos para os presentes. O projeto ainda necessita de captação de R$ 20.917,47, por isso, interessados em contribuir podem fazer depósito na conta do Sicredi (748) Agência 0101, conta 53836-7, da Casa Cooperativa – CNPJ 14.666.860/0001-73. As doações podem ser de qualquer valor, identificadas ou não.

O arquiteto da Consultora Cepa, Dr. Ruben Pesci apresentou os dados que compõem a Agenda Estratégica de Nova Petrópolis para os próximos 30 anos. Integram o material nove estratégias, 25 programas e 105 projetos elaborados de maneira coletiva com a comunidade e unificados pela consultora. “Agora é o início de um processo de construção de uma cidade com mobilidade e estratégia de crescimento. A mobilização da comunidade é o bem maior que esse projeto conquistou e é o fator essencial para que seja realizado”, ressaltou Pesci. “Na Agenda Estratégica têm projetos de curto, médio e longo prazo para implementação. Isso quer dizer que tem ações que precisam ser feitas logo, outras que demandam tempo e recursos, mas que necessitam de atenção da comunidade e das governanças”, interou.

A Agenda Estratégica e o Plano de Mobilidade Urbana contemplam três subsistemas, são eles: de sustentabilidade do território rural e urbano; de sustentabilidade social, econômica e cultural e de sustentabilidade na gestão e cooperação. Cada subsistema possui estratégias, cada estratégia tem programas determinados e cada programa conta com projetos específicos. O traçado de duas perimetrais, a transformação de um lado da Avenida 15 de Novembro em um grande calçadão e a criação de um centro cívico descentralizado da avenida principal são algumas as propostas que integram o projeto.

Para aplicação da Agenda Estratégica, a Cepa sugere a criação de uma Agência de Desenvolvimento Sustentável de Nova Petrópolis (ADSNP), formada por um Conselho Administrativo, um presidente e uma Secretaria Administrativa; além de contar com um Conselho de Notáveis, que é um órgão de assessoramento, com função consultiva e fiscalizadora do Conselho de Administração e do Presidente e será composta pelos integrantes da equipe de coordenação do Projeto Nova 2050.

O Conselho Administrativo será composto por 11 membros, sendo um representante de cada uma das seguintes entidades: Secretaria de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação; Secretaria de Educação, Cultura e Desporto; Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente; Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio; Câmara de Vereadores; Acinp; Casa Cooperativa; Sindicato Rural; um membro de notório saber e capacidade profissional e outro de qualquer representatividade que resida na cidade há mais de um ano, eleitos pelos representantes que compõem o conselho, e um representante do Conselho de Notáveis.

Para aplicação já em 2020, existe um Plano Operacional que foi projetado para atingir a maturidade institucional da Agenda Estratégica e direciona para projetos mais bem-sucedidos no curto prazo. Aprovação da Agenda Estratégica como Lei Municipal, incluindo a sua administração como agência, e a implementação de treinamento em empreendedorismo com o fomento para criação de 100 novos projetos de investimento são os primeiros passos para colocar em prática o Projeto Nova 2050.

“Se as ações forem alcançadas em 2020, teremos a estrutura institucional para o desenvolvimento legítimo de aplicação da Agenda Estratégica ao longo do tempo e uma forte ação desencadeadora para mobilizar muitas iniciativas que serão contratadas com a agenda como inspiração permanente”, ressaltam os representantes da Cepa.

A comunidade, empresários e representantes tem o prazo de 20 dias para sugerir alterações na Agenda Estratégica e no Plano de Mobilidade Urbana de Nova Petrópolis. Acesse o documento nos canais do Projeto Nova 2050, no site de Nova Petrópolis (abaixo) e no site da Acinp. Contribuições devem ser enviadas para contatonova2050@gmail.com. O material apresentado é um caminho aberto para desenvolver a cidade por meio de um conjunto de estratégias que são flexíveis e poderão sofrer alterações durante o processo. 

Saiba mais sobre Nova Petrópolis em www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs e no Instagram @prefeituranovapetropolis encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.

 

Fotos: Adriana Monteiro Arrial | Turismo PMNP

Documentos

Outras Notícias