22/08/2022

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Centro de Referência Especializado de Assistência Social é inaugurado em Nova Petrópolis

Espaço atende situações de risco pessoal ou social, ocasionadas por violações de direitos

Na tarde de sexta-feira, dia 19, aconteceu a inauguração do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) em Nova Petrópolis. A cerimônia reuniu autoridades e lideranças locais e os profissionais que atuarão junto ao novo serviço. O Creas representa a ampliação do setor de Assistência Social do Município, atendendo pessoas que tiveram direitos violados, seja por causas de violência física, psicológica, negligência, abandono, violência sexual, discriminação, afastamento do convívio familiar, entre outros. A unidade funciona na rua Antônio Maria Feix Filho, 428, bairro Logradouro.

A inauguração contou com a presença do prefeito Jorge Darlei Wolf; do vice-prefeito e secretário de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann; do presidente da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, Alexandre da Silva; da coordenadora da Assistência Social, Annita Haugg; da diretora do Departamento da Assistência Social do Estado, Ana Maria Almeida Duarte; além de secretários municipais e vereadores.

Para o prefeito Jorge Darlei Wolf, a inauguração do Creas representa um avanço nas opções de atendimento e acolhimento para os moradores de Nova Petrópolis. “Somos lembrados por sermos uma cidade acolhedora para quem vem de fora, principalmente para os nossos turistas, mas o que estamos fazendo hoje é uma demonstração de acolhimento também para com as pessoas da nossa cidade”.

O secretário de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann, destacou a importância do trabalho da rede de proteção no Município. “De nada adianta termos estrutura, se trabalharmos de forma fragmentada. Por isso é preciso destacar o mérito do trabalho de rede de Saúde e Assistência Social, que precisa ser fortalecido cada vez mais”.

A coordenadora Annita Haugg ressaltou a importância da inauguração deste equipamento para a fortificação da política de Assistência Social. “É com essa unidade que os órgãos de Justiça e de segurança farão sua interlocução com maior frequência”. Conforme Annita, o Creas se constitui como um espaço de acolhimento, escuta e acesso a direitos para diferentes grupos, como mulheres, idosos, crianças e pessoas com deficiência. “Dessa forma, estamos construindo e concretizando uma Nova Petrópolis para todos”.

Annita também pontuou a importância do trabalho em rede e da função do Creas como um espaço que visa a restauração de direitos que já foram violados. “O Cras se dedica à prevenção e o Creas lança seu olhar para as consequências”.

De acordo com a diretora do Departamento da Assistência Social do Estado, Ana Maria Almeida Duarte, a inauguração do Creas é um marco para a política pública de Assistência Social no Município, visto que o espaço é instituído por lei federal e agora integra a rede de proteção social da cidade de Nova Petrópolis.

Para o presidente da Câmara, Alexandre da Silva, o Creas é inaugurado em um momento pertinente para Nova Petrópolis, visto que os casos de violência doméstica cresceram por conta da pandemia e do isolamento social.

A cerimônia contou com a leitura de um poema, realizada pela educanda do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Kyara Mikaela Schaefer. Durante a inauguração, o prefeito Jorge Darlei Wolf e o vice-prefeito Martim Wissmann entregaram as chaves do Creas para as profissionais que integram a equipe da unidade.

O Creas é definido pela lei federal 12.435, de 6 de julho de 2011, como unidade pública destinada à prestação de serviços a indivíduos e famílias que se encontram em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos ou contingência, que demandam intervenções especializadas da proteção social especial. Em Nova Petrópolis, a unidade também abrigará a Coordenadoria da Mulher e do Idoso e também o serviço “Família Acolhedora”, que terá o seu lançamento oficial no dia 29 de agosto.

Crédito das fotos: Flavia Azolin | Comunicação PMNP