27/08/2013

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Centelha do Fogo Simbólico chega a Nova Petrópolis

Solenidade ocorreu sábado, no Coreto do Parque Aldeia do Imigrante...

Há 76 anos, o Fogo Simbólico da Pátria percorre o Rio Grande do Sul. Na manhã do último sábado, dia 24 de agosto, uma centelha do Fogo Simbólico chegou ao Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo, dando início às comemorações da Semana da Pátria de 2013. A solenidade foi realizada no Coreto do Parque Aldeia do Imigrante, com a presença de autoridades, secretários municipais, professores, alunos e comunidade. O Grupo de Liras da Escola Municipal Luiz Loeser abrilhantou a solenidade.
Na ocasião, o vice-prefeito de Nova Petrópolis, Dr. Gregor Hermann, lembrou que "esta terra não foi herdada dos nossos avós, foi emprestada pelos nossos netos". O pronunciamento do Coronel Álvaro Raul Cruz Ferreira, representante da Liga da Defesa Nacional, também fez referência à Pátria que será deixada para os jovens.
A Chama da Pátria foi transferida do Parque Aldeia do Imigrante para a Brigada Militar e voltará à Praça das Flores no dia 1º de setembro. As atividades da Semana da Pátria ocorrem de 1º a 07 de setembro, sempre às 08h. Domingo, dia 1º, a abertura oficial da Semana da Pátria, com a recepção do Fogo Simbólico e hastemento das bandeiras deve ocorrer junto ao monumento Portal Verde da Imigração, na Praça das Flores; nos demais dias, as horas cívicas serão realizadas na Rua Coberta.
Os temas da Semana da Pátria 2013 são: José Plácido de Castro, como tema nacional; União dos Escoteiros do Brasil, tema estadual e "Turismo e Patrimônio Cultural”, como tema municipal. José Plácido de Castro foi um político, revolucionário e militar brasileiro nascido em São Gabriel/RS, líder da chamada revolução acreana (1902), que fez com que o Acre se tornasse um território brasileiro. A União dos Escoteiros comemorou seu centenário mundial de fundação em 2007, e em 2009, completou Cem Anos, no Brasil.