09/03/2022

Secretaria da Fazenda

Carnês para cota única do IPTU e ISSQN Fixo devem ser baixados na internet até 10 de abril

Documentos estão disponíveis no site da Prefeitura e no aplicativo CidadeMOB

Contribuintes de Nova Petrópolis, interessados em pagar o IPTU e o ISSQN Fixo em cota única, com desconto de 10%, devem baixar os carnês na internet até o dia 10 de abril (por ser domingo, o pagamento é aceito até o dia 11 de abril). Em 2022, os carnês não estão sendo enviados pelos Correios. O acesso deve ser feito pelo site da Prefeitura (www.novapetropolis.rs.gov.br), no botão do respectivo tributo, ou por meio do aplicativo CidadeMOB.

Se a opção do contribuinte for pelo pagamento parcelado do IPTU, os vencimentos ocorrem nos dias 10 de maio, 10 de junho, 10 de julho, 10 de agosto, 10 de setembro, 10 de outubro, 10 de novembro e 10 de dezembro. No caso do ISSQN parcelado, os vencimentos serão nos dias 10 de maio, 10 de junho e 10 de julho.

Em 2022, os carnês físicos de IPTU e ISSQN Fixo não são entregues pelos Correios. A mudança faz parte do projeto de modernização e digitalização dos serviços públicos, para gerar economia e agilidade.

Além dos carnês do IPTU e ISSQN Fixo, no aplicativo CidadeMOB o munícipe pode gerar guias de recolhimento de outras taxas e tributos, IPTU e ISSQN; gerar certidões negativas de débitos municipais; saber informações de seus imóveis e empresas; obter informações sobre empenhos a receber; protocolar requerimentos; entre outros serviços. O download do aplicativo pode ser feito nas lojas Play Store e App Store para sistemas Android e IOS. O serviço CidadeMOB também pode ser acessado pelo site m.cidademob.com.br.

Munícipes com dúvidas sobre a emissão dos carnês podem buscar auxílio na Prefeitura durante o horário de expediente. Até o dia 31 de março, uma servidora oferecerá atendimento especial no salão junto à porta principal da Prefeitura. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 13h30 às 17h.

Crédito da foto: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP