24/01/2022

Carnês do IPTU e ISSQN Fixo de 2022 estão disponíveis na internet

Carnês físicos não serão entregues pelos Correios; pagamento em cota única até 10 de abril gera desconto de 10%

A Secretaria da Fazenda de Nova Petrópolis, por meio do Setor de Tributos, informa que as guias de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e ISSQN Fixo (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza), bem como a Taxa de Vistoria de Localização e Funcionamento, já estão disponíveis pela internet. As guias podem ser acessadas em www.novapetropolis.rs.gov.br, no botão do respectivo tributo. O processo é simplificado por meio do aplicativo CidadeMOB. Em 2022, não haverá envio dos carnês físicos pelos Correios.

No aplicativo CidadeMOB, o munícipe pode gerar guias de recolhimento de taxas, IPTU e ISSQN; gerar certidões negativas de débitos municipais; saber informações de seus imóveis e empresas; obter informações sobre empenhos a receber; protocolar requerimentos; entre outros serviços. O download do aplicativo pode ser feito nas lojas Play Store e App Store para sistemas Android e IOS. O serviço CidadeMOB também pode ser acessado pelo site: m.cidademob.com.br.

O IPTU e o ISSQN Fixo 2022 podem ser pagos em cota única até 10 de abril, com 10% de desconto. Se a opção for pelo pagamento parcelado do IPTU, os vencimentos ocorrem nos dias 10 de maio, 10 de junho, 10 de julho, 10 de agosto, 10 de setembro, 10 de outubro, 10 de novembro e 10 de dezembro. No caso do ISSQN parcelado, os vencimentos serão nos dias 10 de maio, 10 de junho e 10 de julho. A Taxa de Vistoria de Localização e Funcionamento deve ser paga até o dia 28 de fevereiro de 2022 e não possui desconto.

Em 2022, os carnês físicos de IPTU, ISSQN e Taxa de Vistoria de Localização e Funcionamento não serão entregues pelos Correios. A mudança faz parte do projeto de modernização e digitalização dos serviços públicos, para gerar economia e agilidade.

A Secretaria da Fazenda solicita que, em caso de discordâncias, seja encaminhado requerimento através do protocolo, acompanhado dos seguintes documentos: RG/CPF do requerente, motivação fundamentada e demais documentos e informações que julgar pertinentes para a verificação das divergências apresentadas. O protocolo também está disponível no site da Prefeitura de Nova Petrópolis, em Protocolo Online, ou pelo aplicativo CidadeMOB.

A Secretaria da Fazenda informa ainda que o lançamento do IPTU de ofício será considerado apenas para fins fiscais e que, nestes casos, o contribuinte não estará dispensado de futuras regularizações que se fizerem necessárias nos imóveis, de acordo com as normas vigentes.

Crédito da foto: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP