28/09/2021

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Caps Vida Nova promove o Cine Debate nesta quinta-feira

Filme “O silêncio dos homens” e debate sobre prevenção ao suicídio fazem parte da programação do Setembro Amarelo

O Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Vida Nova, de Nova Petrópolis, promove nesta quinta-feira, dia 30, o Cine Debate, com exibição do filme “O silêncio dos homens” e posterior debate com convidados sobre a prevenção ao suicídio. A atividade acontece no plenarinho da Acinp, às 14h e é aberta à comunidade. O Cine debate faz parte da programação do Caps Vida Nova durante o Setembro Amarelo, mês temático de prevenção ao suicídio.

A campanha de Nova Petrópolis para o Setembro Amarelo neste ano tem foco no público masculino e nos adolescentes. Segundo a coordenadora do Caps Vida Nova, Carina Corrêa da Silva, os homens lideram historicamente as estatísticas de suicídio no Brasil. Já os adolescentes constituem o público em que as ações suicidas crescem mais.

“Quanto mais a pessoa tiver espaços e oportunidades para falar das suas dores, menores são as chances de ela cometer o ato do suicídio”, resume a coordenadora.

Neste sentido, o Cine Debate buscará chamar a atenção e esclarecer a temática do suicídio entre os homens. “O filme ‘O silêncio dos homens’ é um documentário que aborda essa construção social do homem como uma pessoa forte, que não pode chorar e que precisa mostrar superioridade”, acrescenta Carina.

O debate posterior ao filme contará com a participação do vice-prefeito e secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann; do promotor de Justiça Charles Martins; do delegado de Polícia Fábio Idalgo  Peres; do professor e diretor da Escola Otto Hoffmann, Davino Weyh; e Igor Santos, representando o grupo de adolescentes do Caps. A mediação será da coordenadora Carina Corrêa da Silva.

Além disso, visando o público de adolescentes, durante o Setembro Amarelo o Caps Vida Nova terá ações nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) da Prefeitura de Nova Petrópolis. “É muito importante contar com espaços de proteção ao suicídio para estes públicos. Temos grupos de adolescentes no Caps e estamos sempre buscando e estudando formas de qualificar o atendimento individual e em grupo”, comenta a coordenadora do Caps.

O Caps Vida Nova oferece atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O contato pode ser feito pelos números (54) 3281-3712 e (54) 3281-2087, ambos com WhatsApp.