12/12/2013

CAPS promoveu noite cultural no Centro de Eventos

Evento teve apresentações artísticas e mostra de curta-metragem...

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Nova Petrópolis promoveu a Noite Cultural do CAPS na terça-feira, 10 de dezembro, no auditório do Centro de Eventos. O evento, que teve início às 19h30, contou com apresentações artísticas e uma mostra de atividades realizadas ao longo do ano na instituição, além da exibição do curta-metragem “30 Dias de Solidão”, produzido em uma das oficinas terapêuticas do CAPS Vida Nova.
O prefeito Regis Hahn e a secretária da Saúde e Assistência Social, Críslei Gerevini, marcaram presença na noite cultural, que contou também com a presença da equipe de profissionais do CAPS, usuários e seus familiares, que praticamente lotaram o auditório.
O evento teve início com o Hino Seresteiros do CAPS, que apresentou breve histórico da Instituição e os serviços prestados aos usuários, bem como, toda a equipe de profissionais que atualmente compõem o CAPS. O grupo de violão do Pinhal Alto brindou a todos com uma belíssima apresentação, que animou a plateia.
A seguir, foi realizada uma exposição dos Caminhos Percorridos em 2013 pelo CAPS Vida Nova, por meio de slides e leitura descritiva, feita por usuários das oficinas terapêuticas, onde foram lembrados os momentos de atividades como passeios, 1ª Semana da Luta Antimanicomial, pintura do muro do CAPS, sarau cultural, apresentação no Festival Internacional do Folclore, Festa Junina, visita no Festival da Primavera e Criançando no CAPS.
Outro momento marcante foram as apresentações dos usuários das oficinas terapêuticas em danças, encenações, yoga e cantos. Na noite também foi exibido o curta-metragem "30 Dias de Solidão", resultado de uma das oficinas terapêuticas do CAPS Vida Nova, que conta a história real de um dos usuários na ocasião em que viveu uma internação em hospital psiquiátrico. O filme participou da II Mostra Experimental de curtas-metragens Curta Inclusão e Diversidade em Novo Hamburgo e recebeu o prêmio Ubuntu.
Após a exibição do curta-metragem, o prefeito Regis Hahn fez um depoimento emocionante sobre a importância dos profissionais que trabalham pelo bem estar psicossocial das pessoas. “Houve uma época em que também precisei de ajuda e esses profissionais me ajudaram muito. Por isso quero parabenizar toda a equipe do CAPS pelo comprometimento que possuem”, destacou o prefeito. O encerramento aconteceu com coquetel e bate papo informal.