conteúdo do menu
conteúdo principal
11/07/2023

Caps de Nova Petrópolis celebra aniversário de 25 anos

Cerimônia teve presença de profissionais que participaram da fundação do serviço em 1998

COMPARTILHAR NOTÍCIA

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Nova Petrópolis, chamado de Vida Nova, completou 25 anos na última quinta-feira, 6 de julho, e para celebrar a data, foi realizada uma comemoração no salão da instituição, com a presença do vice-prefeito e secretário de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann, que foi um dos fundadores do Caps.

Conforme relatou o vice-prefeito Martim, o Caps foi fundado em 1998 para servir como um centro de apoio em saúde mental para a população do município. Na época foi elaborado um diagnóstico sobre o estado mental dos moradores da cidade, em que foi constatado um índice elevado de pessoas que precisavam de cuidados. A partir dessa observação, surgiu a necessidade de um espaço para atender essa demanda.

Durante a cerimônia, foram citadas uma série de pessoas consideradas fundamentais para a instalação do Caps, há 25 anos, como Thomas Josué Silva - antropólogo especialista em saúde mental -, e Magda Denise Ramison, assistente social, profissionais estes que participaram da celebração de aniversário e também compartilharam sua experiência na criação do serviço de saúde mental e a importância do Caps na vida de cada funcionário e usuário.

Carina Côrrea da Silva, coordenadora especial de Políticas para a Saúde Mental da Prefeitura, agradeceu pelo empenho de cada um dos profissionais presentes na construção do Caps, e parabenizou o Município por estar avançando na questão da saúde mental. “Hoje temos o Caps; atendimentos psicológicos em todas as unidades básicas de saúde; psicólogos nas escolas; o Espaço Multiprofissional de Atenção à Infância e Adolescência (Emaia), com o atendimento da infância; psicólogos nos Centros de Referência e Especializados de Assistência Social (Cras/Creas); e possibilidade de ampliação dos leitos de saúde mental no Hospital Nova Petrópolis”.

De acordo com os relatos de todos os presentes durante a celebração de aniversário dos 25 anos do Caps, foi demonstrado que o objetivo de criar um lugar de acolhimento para quem precisava de ajuda com a saúde mental foi cumprido, e continua sendo colocado em todas as ações relacionadas ao centro e ao tratamento dos usuários.

Estavam presentes na celebração a secretária adjunta de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini; os secretários de Administração, Bruno Seger; da Fazenda, Ariane Berti; de Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Luiz Lüdke; e de Obras e Serviços Públicos, João da Silva. Também participaram o presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Nova Petrópolis, Zelízio Antônio dos Santos; o comandante da Brigada Militar, tenente Mateus Pelizzaro; o ex-prefeito de Nova Petrópolis, Roberto Luiz Kehl; entre outras autoridades.       

 

Créditos das fotos: Marielly Bierhals/Comunicação PMNP                                                                                                               

Outras Notícias