16/04/2021

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Capacitação de professores: Secretaria de Educação planeja a formação continuada para o ano de 2021

Planejamento é realizado em parceria com o Instituto Superior de Educação Ivoti

Na quarta-feira, 14 de abril, a equipe da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto participou de uma reunião no Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI), em Ivoti, para avaliar e planejar a formação continuada de professores da rede municipal de ensino de Nova Petrópolis.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal, o trabalho conjunto iniciou em janeiro deste ano e vem acontecendo mensalmente. “O intuito é construir uma proposta pedagógica de ensino que consiga visualizar as necessidades da educação infantil e a continuidade desta, no ensino fundamental”, afirma a secretária.

Em cada escola de Nova Petrópolis, a equipe pedagógica conta com o apoio de até dois formadores, que auxiliam na busca de meios para colocar em prática o que traz o documento orientador da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os demais documentos que sustentam a prática pedagógica.

“Desta forma, os grupos estão trabalhando em como planejar e elaborar aulas que atendam o trabalho a partir de campos de experiências, habilidades e competências que hoje nos apontam o caminho a ser percorrido no processo de ensinar e aprender”, acrescenta Gislaine.

A interlocução entre a Secretaria de Educação e o ISEI permite avaliar a totalidade da educação do Município de Nova Petrópolis. “É um trabalho de estudo e reflexão de longo prazo, na medida em que se sabe que a educação não é um processo linear e precisamos aprender com as constantes mudanças, rompendo paradigmas e desacomodando nossas certezas”, finaliza a secretária.

Crédito da foto: Divulgação/Secretaria da Educação