23/03/2022

Canal no WhatsApp auxilia na emissão de carnês do IPTU

Autoatendimento inicia com o envio de mensagem para o número (54) 3281-8400

Contribuintes de Nova Petrópolis que ainda não emitiram as guias do IPTU 2022 podem utilizar o canal de WhatsApp da Prefeitura para acessar o sistema e fazer a emissão do documento. Para iniciar o autoatendimento, é necessário salvar o número (54) 3281-8400 e enviar uma mensagem de WhatsApp. Quando o menu surgir na tela, deve ser escolhida a opção 10 (EMITIR GUIA IPTU).

Em 2022, os carnês não estão sendo enviados pelos Correios. Além do acesso via WhatsApp, a emissão pode ser feita pelo site da Prefeitura (www.novapetropolis.rs.gov.br), no botão do respectivo tributo, ou por meio do aplicativo CidadeMOB.

Munícipes com dúvidas sobre a emissão dos carnês podem buscar auxílio na Prefeitura durante o horário de expediente. Até o dia 31 de março, uma servidora oferecerá atendimento especial no salão junto à porta principal da Prefeitura. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 13h30 às 17h.

Contribuintes interessados em pagar o IPTU e o ISSQN Fixo em cota única, com desconto de 10%, devem baixar os carnês na internet até o dia 10 de abril (por ser domingo, o pagamento é aceito até o dia 11 de abril).

Se a opção for pelo pagamento parcelado do IPTU, os vencimentos ocorrem no dia 10 dos meses de maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro. No caso do ISSQN parcelado, os vencimentos serão no dia 10 de maio, junho e julho.

Crédito da foto: Francis Limberger/Comunicação PMNP