10/04/2017

Campanha Nacional Contra a Influenza em Nova Petrópolis inicia dia 17 de abril

Mais de 6 mil pessoas do grupo prioritário devem receber a dose da vacina até 26 de maio...

A Campanha Contra a Influenza ocorre de 17 de abril a 26 de maio em Nova Petrópolis. No dia 13 de maio, sábado, será realizado o Dia “D” Contra a Influenza nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para a realização de vacinas nos integrantes do grupo prioritário. As UBSs dos bairros abrirão no turno da manhã e a UBS Centro estará aberta das 08h às 17h, sem fechar ao meio dia.
Nova Petrópolis sediou a capacitação sobre a Influenza para os representantes dos 49 Municípios da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS) na quinta-feira, 06 de abril, no Plenarinho da ACINP. O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn; a secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Andréia Siqueira Frota e a adjunta da pasta, Veroni Fagundes participaram do evento.
Crianças de 06 meses até cinco anos incompletos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas e idosos com 60 anos ou mais integram o grupo prioritário que receberá a dose da vacina contra gripe. Pessoas acamadas serão vacinadas no domicílio durante o período da campanha. É obrigatório a apresentação da Caderneta de Vacinas da criança.
De 17 de abril a 26 de maio, a vacinação será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 07h30min às 11h30min e das 13h às 16h30min. “O Município receberá as vacinas em várias etapas, por isso é importante que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário fiquem atentas e se previnam. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 90% do grupo prioritário, somando mais de seis mil pessoas”, enaltece a secretária adjunta de Saúde e Assistência Social, Veroni Fagundes.
A adoção de hábitos simples é fundamental para diminuir a circulação do vírus da gripe. Higienizar as mãos com frequência; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração; evitar visitas a hospitais e ventilar os ambientes são exemplos de atos que previnem a transmissão do vírus.
Mais informações com a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social pelo fone (54) 3298-2650.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMNP