15/06/2021

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Campanha Junho Violeta alerta para a violência contra idosos

Programação tem caráter informativo e é realizada através das redes sociais

Nesta semana, marcando a passagem do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, em 15 de junho, a Prefeitura de Nova Petrópolis promove ações informativas que visam prevenir as diferentes formas de agressão na terceira idade. O conteúdo, veiculado através das redes sociais, faz parte da programação do Junho Violeta, instituído em Nova Petrópolis através da lei municipal 4.982, de 19 de maio de 2021.

O principal foco do Junho Violeta é o combate à violência contra os idosos. “É um período de reflexão para que, juntos, possamos combater esta prática e despertar a sensibilização na sociedade, para coibir e denunciar”, afirma a coordenadora especial de Políticas para Mulheres e Idosos da Prefeitura, Liriane Kintschner.

Ela lembra que os idosos podem sofrer vários tipos de violência: agressão física, abuso psicológico (agressões verbais e tratamento que cause sofrimento emocional), negligência (recusa ou omissão de cuidados), abandono (ausência de amparo ou assistência pelos responsáveis), violência institucional (dentro do ambiente institucional), abuso financeiro (apropriação indevida de dinheiro ou cartões bancários), violência sexual, discriminação e violência patrimonial (prática ilícita que comprometa o patrimônio do idoso).

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, 4.816 idosos moram atualmente em Nova Petrópolis. Destes, 182 moram em casas asilares. “A responsabilidade de cuidar da pessoa idosa é da família. Quando o idoso e a família decidem juntos que o melhor é residir em uma instituição de longa permanência, o local deve respeitar uma série de obrigações, como ter licença sanitária e inscrição no Conselho Municipal do Idoso”, acrescenta Liriane.

Constatações de qualquer tipo de violência ou maus tratos contra idosos podem ser denunciadas através do “Disque Direitos Humanos”, através do número 100. O Conselho Municipal do Idoso pode ser contatado pelo número (54) 3281-3811. O número da Delegacia de Polícia de Nova Petrópolis é o (54) 3281-1378.

“É importante que profissionais, familiares, cuidadores e vizinhos fiquem atentos a qualquer sinal de violência. Há uma legislação que protege a integridade da pessoa idosa contra qualquer tipo de violência e maus tratos, mas ela só terá efetividade a partir da mobilização de toda a sociedade em prol dessa parcela tão importante da população”, finaliza a coordenadora.