conteúdo do menu
conteúdo principal
23/09/2022

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Campanha do Setembro Amarelo foca na prevenção ao suicídio

Atividades preventivas são realizadas pela equipe do Caps Vida Nova

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A prevenção ao suicídio é o foco da campanha do Setembro Amarelo, que tem atividades de conscientização realizadas em Nova Petrópolis através do Caps Vida Nova. Em setembro e nos meses seguintes, os profissionais de saúde mental realizam ações preventivas em espaços públicos como a Praça das Flores, escolas e postos de saúde.

De acordo com a coordenadora do Caps (Centro de Atenção Psicossocial), a psicóloga Carina Corrêa da Silva, em 2022 o Setembro Amarelo de Nova Petrópolis segue focado no público em idade de adolescência. Conforme os registros do sistema de saúde, esta faixa etária tem apresentado alta demanda de atendimentos.

“O suicídio é um mal que atinge e requer atenção de todas as idades. Contudo, temos percebido muitas dificuldades entre os adolescentes. Por isso, assim como em 2021, neste ano estaremos focando a campanha na adolescência”, afirma a coordenadora.

Para atingir o público adolescente, o Caps realiza atividades nas escolas, com turmas de 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio. A equipe já esteve na Escola Primeiro de Maio, na Vila Germânia, e ainda tem visitas agendadas na Escola Padre Amstad, em Linha Imperial, e no Colégio Padre Werner, no Centro.

Na quinta-feira, 15 de setembro, profissionais e usuários do Caps realizaram uma ação na Rua Coberta e Praça das Flores, oferecendo o adesivo do Setembro Amarelo para moradores de Nova Petrópolis e turistas.

Em setembro, a equipe de saúde mental também realiza atividades de matriciamento com profissionais dos sete postos de saúde da rede municipal e do Hospital Nova Petrópolis. “É muito importante que toda a rede de saúde do Município esteja orientada e engajada no propósito de evitar suicídios”, acrescenta Carina.

As atividades de promoção da saúde mental iniciadas durante o Setembro Amarelo terão sequência nos meses de outubro e novembro. As ações do Observatório de Atenção à Saúde Mental, interrompidas durante a pandemia, serão retomadas pelo Caps Vida Nova a partir deste período.

 

Crédito das fotos: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP

Outras Notícias