07/05/2021

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Cães galgos apreendidos pela Prefeitura em 2020 estão disponíveis para adoção

Interessados devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está iniciando o processo de adoção de 11 cães apreendidos em outubro de 2020, após flagrante de maus tratos. Os animais tiveram acompanhamento veterinário e, após o tratamento e a recuperação, encontram-se disponíveis para adoção.

Os 11 cães galgos e um buldogue foram resgatados em ação da Polícia Civil e da Prefeitura durante cumprimento de mandado judicial no dia 9 de outubro de 2020, devido a situação de maus tratos. Entre os animais havia uma fêmea com cinco filhotes. No abrigo também foram encontradas ossadas de cães.

Com o andamento do processo e concluído o tratamento veterinário, a Justiça autorizou o início da adoção. Interessados devem contatar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Os telefones para contato são (54) 3281-8409 (54) 99963-6077.

Após o cadastro, os interessados passarão por entrevista com um profissional veterinário da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social.

Dos 11 galgos resgatados em outubro de 2020, um filhote foi a óbito. Entre os 10 cães disponíveis para adoção, três são machos e sete fêmeas. O cão buldogue campeiro resgatado também está disponível para adoção. Todos os animais foram castrados.

De acordo com a fiscal ambiental Cássia Hoffmann, os galgos são cães dóceis e tranquilos, mas precisam de um espaço grande, porque eles gostam de correr e pular. De preferência, devem ficar soltos em um ambiente cercado. “Precisamos assegurar que recebam toda atenção e cuidados necessários, pois passaram por muito sofrimento até serem resgatados”, afirma.

LOTUS E BR
Outros dois cães resgatados pela Prefeitura são Lotus e BR. O primeiro foi recolhido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em abril, após ter sido abandonado. O segundo foi encontrado na BR-116, por isso ganhou este nome. BR já foi castrado. Lotus está com o procedimento agendado.

Crédito das fotos: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP