17/10/2023

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Botão de emergência entra em funcionamento nas escolas de Nova Petrópolis

Policiais militares receberam a capacitação do sistema na manhã desta terça-feira

As escolas municipais de Nova Petrópolis já contam com o sistema de segurança conhecido como “botão de emergência”, oferecendo conexão direta com a Brigada Militar através de imagens ao vivo de cada local. Os policiais receberam treinamento para operar o novo sistema na manhã desta terça-feira, 17 de outubro. Nos próximos dias, o mesmo recurso ficará à disposição da Polícia Civil. Também está prevista a instalação de botões de emergência nas escolas estaduais e na Apae.

O prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, acompanhou os testes do novo sistema na Brigada Militar. Também esteve na Escola de Educação Infantil Professora Ignez Cecchini Deppe, onde acionou o botão de emergência e testou o mecanismo.

O treinamento foi realizado por técnicos da empresa DGT, fornecedora do sistema, e acompanhados pela equipe de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Nova Petrópolis.

Conforme o sistema contratado pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, cada escola conta com dois botões de emergência, sendo que um permanece em um ponto de fácil localização e outro em local reservado.

Quando um botão de emergência é acionado, as imagens do local são geradas automaticamente no painel da Brigada Militar, bem como um alerta sonoro passa a ser ouvido na sala de operações. Através das próprias câmeras, os policiais podem enviar orientações por voz para as escolas.

“Este é um avanço muito importante para a segurança de nossas escolas, pois passamos a ter um recurso muito simples, prático e eficiente em parceria com a Brigada Militar e a Polícia Civil. E podemos adiantar que outras ferramentas tecnológicas também estão sendo adquiridas para a segurança das escolas”, destaca o prefeito Jorge Darlei Wolf.

Além dos botões de emergência, cada escola conta com uma série de câmeras integradas ao sistema, que podem ser acessadas a qualquer momento pela Brigada Militar.

Crédito das fotos: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP