01/10/2020

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Boletim Coronavírus de Nova Petrópolis terá novo formato a partir de 1º de outubro

Modelo apresentará casos positivos e número total de testagens de maneira separada

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social informa alterações no formato do Boletim Coronavírus divulgado diariamente nos meios de comunicação da Prefeitura Municipal. O novo modelo será utilizado a partir de 1º de outubro e visa tornar mais compreensível os dados da Covid-19 em Nova Petrópolis.

“Notamos essa necessidade porque novos pontos foram surgindo e, da forma como estava estruturado o boletim, poderia gerar incompreensão na leitura dos dados. Atualmente, no boletim, temos três pacientes positivos que foram confirmados para Covid-19 após análise de tomografia realizada nos pacientes e laudo do radiologista responsável classificando como aspecto típico para Covid-19. Esses pacientes não fizeram testes, por isso, a soma do número de confirmados, descartados e suspeitos não será exata com a quantidade de testes aplicados em moradores de Nova Petrópolis”, explica a secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Claúdia Pires. O laudo é válido para confirmação da doença e está previsto na Nota Informativa nº 22, da Secretaria Estadual de Saúde.

O novo modelo ainda suprimiu informações do número de resultados negativos para Covid-19 e enfatiza as principais informações para manter a comunidade atualizada. O detalhamento dos casos positivos da doença e a situação das hospitalizações permanecem no material informativo para que a população consiga acompanhar a evolução da Covid-19 em Nova Petrópolis.

“É necessário desvincular o número de testes aplicados com o número de positivos porque alguns pacientes que testaram positivo para Covid-19 por meio de teste rápido optaram por confirmar por meio de RT-PCR em laboratório particular; outros testaram novamente após confirmar positivo para verificar se já estavam curados, e tem caso de pessoas com suspeita que foram testadas em diferentes períodos por apresentar sintomas”, esclarece a adjunta da pasta, Veroni Meyer Fagundes.

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social destaca que, conforme a Nota Informativa nº 22 da Secretaria Estadual de Saúde, não é recomendada a retestagem de casos positivos confirmados, após o cumprimento do período de isolamento. “Depois de cumprir o período orientado de isolamento domiciliar e/ou o paciente ficar 24 horas sem manifestação de sintomas, ele é considerado curado, não havendo a necessidade de retestagem”, esclarece o médico integrante da equipe do Disque Coronavírus, Gregor Hermann.

“O importante é que a comunidade compreenda que o número de testes aplicados não se refere ao número de pessoas testadas, justamente porque algumas foram testadas mais de uma vez, e esses dados são contabilizados nos sistemas de saúde”, enfatiza a secretária Municipal.

Para mais informações sobre as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social na prevenção ao coronavírus, acesse o site oficial do Município: www.novapetropolis.rs.gov.br ou ligue (54) 3298-2650. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.

Foto: Adriana Monteiro Arrial | Saúde PMNP