23/02/2017

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Biblioteca Pública de Nova Petrópolis promove exposição inédita

Exposição de livros danificados objetiva a conscientização sobre uso das obras...

A Biblioteca Pública Profª Elsa Hofstätter da Silva, de Nova Petrópolis, completa 23 anos de inauguração na próxima segunda-feira, 27 de fevereiro. Comunidade e visitantes estão convidados a festejar o aniversário a partir das 15h30min, na sede da Biblioteca. A tarde será de muitas novidades aos leitores.
Para comemorar o aniversário, a equipe da Biblioteca preparou uma exposição para mostrar os danos causados aos livros, com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de preservar o acervo. A mostra pode ser conferida até o dia 27 de fevereiro, no horário de funcionamento da Bibioteca, às terças, quintas e sextas-feiras, das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h30min; nas quartas-feiras, das 12h às 19h e sábado, das 08h30min às 11h30min.
“É a primeira vez que acontece essa campanha na Biblioteca”, destaca a bibliotecária Susana Carrasco. Além da exposição de livros danificados, Susana convidada para as outras ações alusivas aos 23 anos da Biblioteca Pública. “O dia 27 de fevereiro será muito especial para os leitores de Nova Petrópolis. Teremos, também, cerimônia de aniversário com personagens da história “Alice no País das Maravilhas”, lançamento do projeto “Escritores do Amanhã”, bolo e chá, Jardim da Leitura no espaço externo da Biblioteca, entrega de carteirinha para leitores amigos da Biblioteca e novas aquisições de obras literárias.

Dicas para o uso adequado do acervo da Biblioteca:
 Faça anotações no seu caderno e não sublinhe o texto dos livros, mesmo que a lápis. As anotações importantes para você podem não ser importantes para outro usuário, evite a poluição visual;
 Ao rasgar ou recortar folhas, figuras e capítulos de livros você estará mutilando a informação, que poderá ser única e insubstituível, e que é de uso de todos;
 Evite comer e beber perto das obras, pois, o alimento e o líquido causam danos irreversíveis aos materiais;
 Utilize marcadores de páginas, evite dobrar e marcar páginas com objetos como: clips, lápis, caneta e outros, para não deformar o papel;
 Evite passar o dedo na língua para virar a página, porque a saliva é ácida e com o tempo deteriora o papel;
 Evite colar fitas adesivas, pois, com o tempo, amarelam o papel, podem danificar o texto e são de difícil remoção. Quando necessário o conserto, comunique o problema no momento da devolução;
 Lembre-se de que a exposição dos livros à luz solar, à chuva ou ao calor prejudicam a conservação do papel e facilita o desenvolvimento de micro-organismos, evite variações de temperatura e umidade;
 Ao retirar o livro da estante, tenha a delicadeza de não pegá-lo pela parte superior da lombada, ela é frágil e se rompe. A maneira correta é empurrar os volumes laterais e retirar o desejado pelo meio da lombada;
 Não deixe as obras literárias ao alcance de animais domésticos, normalmente costumam brincar com os livros e acabam rasgando as páginas;
 A fumaça do cigarro e as cinzas amarelam e mancham os livros, além do odor desagradável que fica no material, portanto, evite fumar perto das obras.
Seguindo esses cuidados preventivos, todos estarão contribuindo para prolongar a vida útil do acervo da Biblioteca, preservando, assim, não só a informação, mas, sobretudo, a estrutura física das obras.

CRÉDITOS DAS FOTOS: Guilherme Kaiser