28/02/2024

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Biblioteca Pública de Nova Petrópolis festeja aniversário de 30 anos

Atividades comemorativas incluíram inauguração de mural, entregas de certificados e apresentação de novos espaços

Em comemoração ao aniversário de 30 anos da Biblioteca Pública Municipal “Profª Elsa Hofstätter da Silva”, de Nova Petrópolis, na tarde desta terça-feira, 27 de fevereiro, foi realizada uma cerimônia no pátio do prédio. A comemoração contou com a inauguração do Mural do Bicentenário, entrega de certificados de proficiência em língua alemã e apresentação de novas coleções.

Em 27 de fevereiro de 1994, a Biblioteca foi aberta ao público para incentivar a leitura no município e promover o acesso ao conhecimento aos moradores. Atualmente conta com ações literárias o ano todo e contribui para a cultura da cidade.

Em homenagem aos 200 anos de Imigração Alemã no Brasil, foi inaugurado o “Mural do Bicentenário”, uma obra feita com grafite em um dos muros da biblioteca. A ação ocorreu durante a 26ª Feira do Livro, com supervisão do diretor do Arquivo Histórico Municipal “Lino Grings”, Pedro Henrique Scheer, e do professor José Francisco de Souza Esteves, do Emaia (Espaço Multidisciplinar de Atenção à Infância e à Adolescência).

A bibliotecária Susana Carrasco apresentou novas coleções da casa, que contemplam temas literários como a imigração alemã e as obras de escritores locais.

Foi realizada também a entrega de certificados de proficiência em língua alemã dos níveis A1, A2 e B1, para os alunos que concluíram o curso em 2023. O ensino de língua alemã é ministrado pelas professoras Célia Weber Heylmann e Magali Helena Schenkel, com recursos do Município. Também foram entregues certificados do Instituto Goethe, com a participação do diretor pedagógico Adrian Kissmann.

O prefeito Jorge Darlei Wolf parabenizou os alunos pela certificação e agradeceu o esforço da equipe responsável pela Biblioteca Municipal. “Quando a gente tem a oportunidade de celebrar o aniversário de 30 anos desta biblioteca, isso nos remete a reconhecer o esforço que muitas pessoas fizeram para que chegássemos até aqui”, afirmou o prefeito, lembrando o ex-prefeito Siegfried Drechsler, responsável pelo início das atividades da biblioteca.

Além do prefeito Jorge Darei Wolf, o aniversário da biblioteca contou com a participação do vice-prefeito Martim Wissmann; da secretária Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal; do secretário de Obras e Serviços Públicos, João Carlos da Silva; do presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre da Silva; e da vereadora Kátia Regina Zummach.

O aniversário da Biblioteca Municipal integra a programação do Verão no Jardim da Serra Gaúcha, que segue até o dia 10 de março. A programação completa pode ser conferida clicando aqui. O evento é uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, em parceria com a Associação Tchon Ji. Acompanhe as novidades nas redes sociais (Facebook e Instagram) em @veraonovapetropolis e no site turismo.novapetropolis.rs.gov.br.

Crédito das fotos: Fotos 50mm/Vini Martins e Marcelo Farinha