26/02/2024

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Biblioteca Municipal comemora 30 anos nesta terça-feira

Programação inclui a inauguração do Mural do Bicentenário e a apresentação do Espaço Coleções Especiais “Autores de Nova Petrópolis” e “Imigração”

Uma das principais casas de leitura do Rio Grande do Sul, a Biblioteca Pública Municipal “Prof.ª Elsa Hofstätter da Silva”, de Nova Petrópolis, completa aniversário de 30 anos de atividades nesta terça-feira, 27 de fevereiro. Os principais festejos ocorrem às 14h e incluem a inauguração do Mural do Bicentenário, a apresentação do Espaço Coleções Especiais e a entrega de certificados de proficiência para estudantes de língua alemã. O aniversário da Biblioteca Municipal faz parte do Verão no Jardim da Serra Gaúcha e da programação especial de Nova Petrópolis para o Bicentenário da Imigração Alemã.

Situado aos fundos da biblioteca, o Mural do Bicentenário foi elaborado a partir de oficinas de grafite realizadas pelo público durante a 26ª edição da Feira do Livro de Nova Petrópolis, em novembro de 2023. Já o Espaço de Coleções Especiais será instalado no interior da Biblioteca e será dedicado aos temas “Autores de Nova Petrópolis” e “Imigração”.

A cerimônia de comemoração, às 14h desta terça-feira, contará também com apresentação musical. Além da presença de autoridades municipais, o ato contará com a presença das autoridades mirins de Nova Petrópolis eleitas em 2023.

Durante a cerimônia, ocorrerá ainda a entrega dos certificados para estudantes de Nova Petrópolis que participaram das provas A1, A2 e B1, de proficiência em língua alemã do Instituto Goethe.

Às 18h30 ocorrerá o Sarau Literário Imigração, com participação da Casa Cooperativa e o Coletivo de Escritores e Escritoras de Nova Petrópolis.

Ao longo desta semana ocorrem atividades como saraus, contações de histórias e encontros literários sobre temas específicos.

ATIVIDADES PARALELAS

O aniversário da Biblioteca Municipal contará ainda com atividades paralelas permanentes, como a exposição de origamis dos artistas Neusa e Rubens Leite; uma mostra dedicada à professora Elsa Hofstätter da Silva, organizada por Pedro Henrique Scheer, do Arquivo Histórico Municipal “Lino Grings”; e a exposição do livro “Cem anos de germanidade no Rio Grande do Sul”, da Unisinos, com colaboração do Padre Theodor Amstad (organização Casa Cooperativa: Paulo César Soares e Raquel Andrade).

O aniversário da Biblioteca Municipal integra a programação do Verão no Jardim da Serra Gaúcha. A programação completa pode ser conferida clicando aqui. O evento é uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, em parceria com a Associação Tchon Ji. Acompanhe as novidades nas redes sociais (Facebook e Instagram) em @veraonovapetropolis e no site turismo.novapetropolis.rs.gov.br.

Programação de aniversário da Biblioteca Municipal

26/02 – Segunda-feira

14h30 - Contação de história “O aniversário da lua”, de Nye Ribeiro;

19h30 – “Cartas Terapêuticas: As marcas da literatura e da escrita na 2ª Guerra Mundial e o valor histórico e terapêutico das narrativas dos sobreviventes”, com Helena Klein e Jussara Prates;

27/02 – Terça-feira

14h - Cerimônia de comemoração dos 30 anos da Biblioteca Pública Municipal “Prof.ª Elsa Hofstätter da Silva”;

Inauguração do Mural do Bicentenário e apresentação do Espaço Coleções Especiais: “Autores de Nova Petrópolis” e “Imigração”;

Entrega dos certificados das provas A1, A2 e B1, de proficiência em língua alemã do Instituto Goethe;

18h30 – Sarau Literário Imigração – Casa Cooperativa e Coletivo de Escritores e Escritoras de Nova Petrópolis;

28/02 – Quarta-feira

14h30 - Contação de história “O aniversário da lua”, de Nye Ribeiro;

19h – Contos na Biblioteca “30 anos” – Coletivo de escritores e escritoras de Nova Petrópolis;

29/02 – Quinta-feira;

9h – Contação de história “O aniversário da lua”, de Nye Ribeiro;

14h30 – Contação de história “O aniversário da lua”, de Nye Ribeiro;

19h – Encontro do Clube de Leitura “Leia Mulheres” de Nova Petrópolis, discutindo obras de autoras locais;

01/03 – Sexta-feira

9h - Contação de história “O aniversário da lua”, de Nye Ribeiro;

14h30 - Contação de história “O aniversário da lua”, de Nye Ribeiro;

18h30 – Sarau Poético Encontro de Gerações, com escritores do Amanhã 2023 e Coletivo de Escritores e Escritoras de Nova Petrópolis.

Crédito das fotos: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP