30/05/2014

Baú da Leitura participa da Feira do Livro de Caçapava do Sul

Projeto idealizado em Nova Petrópolis leva leitura ao sudeste do Estado...

O Projeto Baú da Leitura é uma ação de mediação e incentivo à leitura desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis, por meio da Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva. A iniciativa ocorre desde 12 de março de 2013 e, recentemente, o Baú da Leitura participou da 24ª Feira do Livro de Caçapava do Sul.
Integrante da progamação oficial da Feira do Livro de Caçapava do Sul, o Projeto Baú da Leitura foi apresentado aos estudantes e comunidade do Município pelo poeta e contador de histórias Ederson Moreira dos Santos, o Gaudêncio Terra. “Tive a oportunidade de voltar a minha terra natal para apresentar as Lendas do Sul aos estudantes de Caçapava. A receptividade foi incrível, o público recebeu nosso projeto de forma excelente. O Baú da Leitura pegou a estrada para levar o incentivo à leitura Estado afora”, disse Gaudêncio.
Durante a participação do Baú da Leitura na Feira do Livro de Caçapava do Sul mais de 300 livros foram distribuídos à comunidade. “Nosso projeto consiste em oportunizar que a pessoa troque os livros que já leu pelos que estão no baú. E, se a pessoa não tiver livros para trocar, ela pode escolher um livro do baú e levar, tornando-se um leitor”, explicou Gaudêncio Terra.
No início deste mês o Projeto Baú da Leitura foi apresentaddo em São Francisco de Paula no evento “Cultura para Todos”, quando diversas pessoas também foram até os baús e escolheram livros para levar para casa.
“É extremamente gratificante perceber que um projeto idealizado pela equipe do Departamento de Cultura de Nova Petrópolis está sendo reconhecido em outras cidades do Estado. Sucesso por aqui, agora outros locais estão apreciando o Baú da Leitura; nosso objetivo de incentivar a leitura está sendo alcançado”, declarou a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Rafaela Hansen Reisdoerfer, ao parabenizar todos os envolvidos neste belíssimo projeto.
No mesmo dia 22 de maio, data em que Gaudêncio Terra apresentada o projeto em Caçapava do Sul, o Baú maior e a Trilha do Baú estavam no Festimalha no Espaço Cultura, acompanhados de fotos do Festival Internacional de Folclore, na presença de colaboradoras da Biblioteca Pública Municipal. Em setembro de 2014, inicia o cliclo de contação de histórias sobre o Negrinho do Pastoreiro, com ilustrações de Gaudêncio Terra.