15/09/2021

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio

Banda Municipal de Nova Petrópolis realiza a primeira apresentação no ano de seu cinquentenário

Grupo participou da programação do Festival da Primavera – Frühlingsfest no domingo, 12 de setembro

A participação da Banda Municipal de Nova Petrópolis na programação do Festival da Primavera – Frühlingsfest, no domingo, 12 de setembro, representou a primeira apresentação do conjunto musical no ano de seu cinquentenário. Fundada em 1971, a Banda Municipal completa 50 anos de atividades no dia 20 de setembro.

“A Banda Municipal de Nova Petrópolis é um símbolo de nossa cidade, abrilhantando os nossos momentos mais importantes com a excelência de suas músicas e preservando a nossa cultura. Administração Municipal tem muito orgulho de participar desta história através das parcerias firmadas ao longo dos anos”, afirma o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, que prestigiou a apresentação no dia 12 de setembro.

A apresentação no Festival da Primavera – Frühlingsfest marcou o retorno aos palcos após um ano e oito meses de inatividade por causa da pandemia. “a nossa última apresentação havia sido no Natal de 2019. Entramos no período de recesso e logo depois já começou a pandemia, nos impedindo de fazer ensaios e apresentações até o dia 12 de setembro de 2021”, afirma o presidente da Banda Municipal de Nova Petrópolis, Hélio Ricardo Lüdke.

De acordo com o presidente, durante o período de parada havia o medo de que a retomada não seria mais possível. “O pessoal da música e dos eventos foi o mais afetado pela pandemia e muitos se obrigaram a buscar outros serviços para sobreviver. Tivemos apenas um ensaio para a apresentação do dia 12 de setembro, mas isso foi especial e importante para todos nós, porque serviu para estimular novamente os músicos”, acrescenta.

Antes da pandemia, a Banda Municipal realizava em média duas apresentações por mês. “Agora o nosso objetivo é entrar novamente numa rotina, com ensaios e apresentações”, comenta Hélio Ricardo Lüdke.

Atualmente o conjunto conta com 17 integrantes, que se dividem entre instrumentos de sopro (trompetes, trombones, saxofone e tuba), além de piano, contrabaixo e bateria.

Entre os integrantes da composição atual, quatro participaram da fundação da Banda Municipal, em 1971: o saxofonista Arlindo Müller, o trompetista Alceu Ritter e os irmãos Eloi e Nestor Goetz. Eloi é trompetista e atua também como maestro da Banda. Nestor é trombonista e saxofonista e faz também a função de arranjador.

O início da Banda Municipal de Nova Petrópolis está relacionado a uma visita de autoridades a Nova Petrópolis. “A cidade receberia a visita do almirante Augusto Hamann Rademaker Grünewald, que fazia parte do governo federal, e o prefeito Ewaldo Michaelsen pediu que houvesse uma recepção musical. Os músicos se reuniram e depois desta apresentação surgiu a ideia de formar a Banda Municipal, que começou dessa forma, com a coordenação de Egon Wedig e Egon Graebin”, afirma o maestro e trompetista Eloi Goetz.

O Festival da Primavera – Frühlingsfest é uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio. Conta com patrocínio da Sicredi Pioneira RS e da Betonart e apoio da Universidade Feevale e Bitcom.