24/11/2015

Secretaria de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação

Avenida 15 de Novembro recebe novas luminárias de LED

Lâmpadas fazem parte dos materiais adquiridos pela Administração Municipal para iluminação pública...

A Secretaria Municipal de Obras deu início à substituição das lâmpadas de vapor metálico por luminárias de LED na Avenida 15 de Novembro. Na primeira etapa da instalação, que começou no início deste mês, aproximadamente 100 luminárias novas serão instaladas, no trecho entre a Torre de Informações e o Parque Aldeia do Imigrante. As luminárias de LED fazem parte dos itens adquiridos pela Administração Municipal em uma licitação de equipamentos para iluminação pública, no valor de R$ 331.010,00.

Em relação à licitação, a Administração Municipal adquiriu lâmpadas de vapor de sódio, braços para colocação de lâmpadas, reatores e relés fotoelétricos, além de outros materiais e das luminárias de LED de 150 watts, que estão sendo instaladas na Avenida 15 de Novembro. As lâmpadas de LED foram escolhidas para substituir as de vapor de sódio por consumirem menos energia, além de terem uma vida útil maior e possuírem uma resolução de cores de 80%, enquanto as de vapor de sódio apresentam resolução de 20%.

De acordo com o secretário adjunto de Planejamento, Fábio Müller, a substituição das lâmpadas vai resultar em uma economia importante para o Município. “De acordo com os cálculos, no primeiro ano utilizando essas luminárias de LED, o Município fará uma economia de, aproximadamente, R$ 25 mil na conta de iluminação pública. Esse cálculo foi feito com base na bandeira verde de tarifa. Na bandeira vermelha, que é atual tarifa cobrada, a economia chega a R$ 27 mil”, explicou Müller, que destacou o fato da Administração Municipal conseguir pagar o investimento da substituição das lâmpadas em três anos.

Segundo o prefeito Regis Luiz Hahn, essa substituição na Avenida 15 de Novembro é apenas uma das ações para a melhoria da iluminação pública no Município. “Adquirimos materiais não apenas para melhorar a iluminação na nossa avenida, mas também para praças, escolas e outras ruas de Nova Petrópolis. Estamos trabalhando para que a qualidade de vida seja cada vez melhor em nossa cidade”, disse o prefeito Regis Luiz Hahn.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, cerca de 30 luminárias já foram colocadas na Avenida 15 de Novembro e a previsão para o término da primeira fase de instalação é 10 de dezembro deste ano.