26/06/2015

Secretaria de Administração

Autoridades recebem convite para o 43º Festival Internacional de Folclore

Evento ocorre de 17 de julho a 02 de agosto em Nova Petrópolis...

A comitiva do 43º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis fez a entrega oficial de convites a autoridades do Governo Estadual, Assembleia Legislativa e estatais gaúchas nesta quarta-feira, dia 24 de junho. O grupo, composto por 11 pessoas, foi recebido pelo Governador do Estado, José Ivo Sartori e pela primeira-dama, Maria Helena Sartori, no Palácio Piratini; pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Edson Brum; pelo secretário de Estado do Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella; pelo secretário de Estado da Cultura, Victor Hugo Alves da Silva; pelo coordenador do Pró-Cultura/RS, Rafael Balle; e pelo diretor-presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), Flávio Ferreira Presser. O diretor presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), César Miola e alguns conselheiros também foram convidados para o evento, durante encontro informal na Assembleia Legislativa do Estado.

O prefeito Regis Luiz Hahn; o secretário de Administração, Bruno Seger; a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Rafaela Hansen Reisdoerfer; o diretor do Departamento Municipal de Cultura, Paulo Roberto Staudt; o diretor do Setor de Cultura Musical, Ederson dos Santos; o presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, Alfonso Alvício Dietrich; a Rainha do Folclore Alemão, Ana Paula Weber; a 1ª Princesa, Amanda Bertóglio Dorneles; a 2ª Princesa, Bruna Fassbinder; e o Bardo Wilhelm, Jeferson Schaefer formaram a comitiva de divulgação do evento.

O Governador José Ivo Sartori e a primeira-dama do Estado, Maria Helena Sartori afirmaram que farão o possível para prestigiar o evento. Na oportunidade, o Governador também entregou ao prefeito Regis Luiz Hahn uma cópia da Lei de autoria do deputado estadual Elton Weber, que declara o Festival Internacional de Folclore de relevante interesse cultural no Rio Grande do Sul. A primeira Lei do deputado de Nova Petrópolis já foi sancionada pelo Governador. Elton Weber também esteve presente na ocasião.

Todas as autoridades visitadas demonstraram grande interesse em acompanhar o maior evento cultural da Serra Gaúcha, que ocorre de 17 de julho a 02 de agosto, na Rua Coberta de Nova Petrópolis. A abertura oficial do 43° Festival Internacional de Folclore será realizada dia 17 de julho, às 19h, no palco da Rua Coberta. Na oportunidade, haverá o Acendimento da Chama Folclórica e a apresentação do espetáculo “Nova Petrópolis 60 anos – Um espetáculo de história”.

O 43º Festival Internacional de Folclore é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares. Para mais informações e fotos acesse: www.festivaldefolclore.com.br e www.facebook.com.br/festivaldefolclore.

Sobre a 43ª edição:

Para a edição de 2015, o Festival Internacional de Folclore conta com sete grupos folclóricos internacionais, nove nacionais, 14 regionais e 21 grupos locais confirmados, que irão se apresentar na Rua Coberta, localizada na Praça das Flores, um dos atrativos mais encantadores da Serra Gaúcha. Os visitantes do festival terão a oportunidade de prestigiar, gratuitamente, as culturas de países como França, México, Argentina e Chile, além dos Estados brasileiros de Bahia, Pará, Ceará, Goiás, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba e São Paulo.

Além das apresentações de danças folclóricas, que enfeitarão o palco do evento com cores, ritmos, danças e cultura; o 43º Festival Internacional de Folclore contará ainda com o acendimento da Chama Folclórica; os desfiles de integração; o baile infantil; os tradicionais jogos germânicos, tais como corrida de tamancos, pregar o prego, chopp em metro, arremesso de chopp e bolão de corda; as Noites Culturais, que levam a diversidade do festival às mais distantes localidades do Município; as Celebrações da Vida, da Paz e da Diversidade; o espetáculo “Nova Petrópolis 60 anos – Um espetáculo de história”; entre outras atrações.

Mais de 30 estantes com artesanato das mais diversas nacionalidades também serão um atrativo aos visitantes do 43º Festival Internacional de Folclore. A gastronomia também estará presente no evento.

Em 2015, o 43º Festival Internacional de Folclore também irá sediar o IV Congresso Mundial Jovem da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares, de 25 de julho a 02 de agosto, no Centro de Eventos. O evento contará com a participação de 70 jovens, representantes de diversos países em que a IOV atua, sendo que a organização atua em 180 países.