04/02/2016

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Autoridades municipais se reúnem pela recuperação da Escola Bom Pastor

Incêndio destruiu segundo andar da Hospedaria do educandário no dia 29 de janeiro...

Autoridades municipais, lideranças comunitárias e integrantes da Escola Bom Pastor reuniram-se na última segunda-feira, dia 1º de fevereiro, nas dependências do educandário, na localidade de Linha Brasil. A pauta da reunião foi a reconstrução do prédio que abriga a residência de alunos, o refeitório e a cozinha da escola, consumidos pelo incêndio registrado dia 29 de janeiro.

Na oportunidade, reuniram-se representantes da diretoria da Associação Educacional Bom Pastor (AEBP), a direção da Escola Técnica Bom Pastor, a direção e supervisão da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor; o prefeito Municipal em Exercício, presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Nestor Michaelsen; a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Hansen Reisdoerfer; o secretário de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, Hermann Deppe; e o diretor de Projetos Especiais da Prefeitura Municipal, Ricardo Lawrenz.

O diretor da Escola Técnica Bom Pastor, Adriano Fiorini, informou sobre o trabalho do Corpo de Bombeiros de Nova Petrópolis, Gramado e Picada Café. Fiorini agradeceu a estes profissionais e a todas as pessoas que prestaram sua solidariedade e se colocaram à disposição para ajudar. “Foram inúmeras as manifestações, principalmente, de alunos, pais e professores, que tiveram passagem ou que estudam na escola”, relatou.

Fiorini ressaltou ainda que, na noite do incêndio, o prefeito Regis Luiz Hahn esteve no local para prestar sua solidariedade e ajuda possível. A perícia da Polícia Civil também esteve no local, fazendo avaliações e registrando o Boletim de Ocorrência.

O presidente da Associação Educacional Bom Pastor, Jorge Dinnebier, informou que representantes da seguradora e da apólice de seguro já estiveram no local registrando os fatos. No momento, estariam aguardando a vistoria do pessoal técnico que os representa. “Nada pode ser removido enquanto aguardam os respectivos laudos comprobatórios. Não sabemos se ainda poderemos ocupar o prédio parcialmente ou não, tudo depende das avaliações”, disse Dinnebier.

O diretor Adriano Fiorini disse que um grupo de arquitetos e engenheiros colocou-se à disposição para elaborar os novos projetos. “Assim como está não sabemos quanto irá custar a reconstrução  ou construção de um novo prédio”, ponderou Fiorini.

A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor, Tânia Irani Stahl Seefeld e equipe apresentaram sugestões para viabilizar o início do ano letivo na escola. “Caso não seja autorizado ou liberado o refeitório e a cozinha até o dia 22 de fevereiro, sugerimos equipar e adaptar a cozinha no ginásio da escola. O que implicará em usar uma parte da quadra esportiva para refeitório”, colocou Tânia. O grupo discutiu a viabilidade e, por fim, todos concordaram com esta alternativa.

O diretor Adriano, falou que os cursos técnicos estão previstos para iniciar daqui há duas semanas, mas, estão pensando em adiar o início dos mesmos. Para tanto, existe a preocupação de remover os entulhos, fazer a limpeza do local até o início das aulas.

A AEBP solicitou para a Prefeitura Municipal ajuda de pessoal, de máquinas e caminhões para realizar a remoção de entulhos e limpeza do local destruído. Pediram o apoio técnico dos profissionais da Secretaria de Planejamento. E solicitaram para a Secretaria de Educação assumir a instalação e munir de equipamentos o novo espaço para o refeitório e cozinha até o início do ano letivo.

O diretor de Projetos Especiais, Ricardo Lawrenz assumiu o compromisso de verificar junto a parlamentares a busca de emendas e junto ao Ministério da Educação, verificar a possibilidade de algum programa do Governo Federal. “Para iniciar os trabalhos começaremos montando um dossiê da situação”, disse Lawrenz.

Em seguida, todos visitaram o local do incêndio, especificamente o refeitório e a cozinha; bem como o novo espaço para a cozinha e refeitório no ginásio esportivo. O prefeito em Exercício, Jorge Michaelsen, encerrou dizendo que “a Administração Municipal não medirá esforços para ajudar, a única coisa é verificar a legalidade da viabilidade das contribuições”, concluiu.

Os representantes da prefeitura comprometeram-se em consultar o Departamento Jurídico da Prefeitura Municipal para verificar, precisamente, o que a Administração Municipal, de fato, pode realizar ou assumir, uma vez que trata-se de ano eleitoral.