19/11/2019

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Autoridades Mirins 2019/2020 são empossadas em Nova Petrópolis

Estudantes venceram a 19ª edição do concurso “Prefeito Por Um Dia”

A cerimônia de posse das autoridades mirins 2019/2020 aprovadas no 19º concurso "Prefeito Por Um Dia" ocorreu terça-feira, 19 de novembro, no Plenarinho da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP). O prefeito, Lucas Eduardo Nienow, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor, fez o juramento de posse do cargo máximo do Poder Executivo Mirim, agradeceu a oportunidade e a todos que a auxiliaram na conquista.

O vice-prefeito de Nova Petrópolis em Exercício no cargo de prefeito, Charles Paetzinger, acompanhado pela esposa, Sandra Fernandes; o presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Michaelsen; o secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz; a secretária de Saúde e Assistência Social, Andréia Siqueira Frota; o representante da Equipe Ecumênica, Pastor Paulo Sérgio Einsfeld, e vereadores prestigiaram a cerimônia. Pais, alunos, professores e diretores das escolas de Nova Petrópolis também participaram do ato solene.

“A evolução de uma sociedade só ocorre por meio da Educação e isso se dá graças ao compartilhamento do conhecimento. Parabéns às autoridades empossadas hoje e nosso muito obrigado aos jovens que finalizaram aqui a sua jornada e participação no concurso “Prefeito Por Um Dia”. Podemos ver a alegria em cada criança que assume hoje este bonito desafio de ser uma autoridade mirim. Aproveitem muito”, desejou o vice-prefeito de Nova Petrópolis em Exercício no cargo de prefeito, Charles Paetzinger. O vice-prefeito em Exercício também parabenizou os estudantes pelas mensagens proferidas na posse e enalteceu a presença dos familiares neste importante momento dos estudantes.

O secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz, homenageou os professores e ressaltou a dedicação das servidoras que estão à frente do concurso, professoras Carina Kehl e Rosely Hahn Kehl, bem como a psicóloga Marina Araújo Camelo. “O concurso “Prefeito Por Um Dia” faz com que nossas crianças conheçam Nova Petrópolis e cuidem da cidade. Em 2020, os estudos sobre o Município iniciarão antes; parte do conteúdo será estudado no 3º Ano. Outra novidade é que serão nove vereadores mirins, como ocorrerá no Legislativo Municipal”, disse. “Reitero nossa imensa gratidão aos educadores. Vocês entregam amor e carinho aos estudantes de Nova Petrópolis, não apenas jogam conteúdo. Parabéns pelo belíssimo trabalho que vocês realizam”, reforçou em tom de gratidão.

O presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Michaelsen, parabenizou a todas as autoridades mirins. O Pastor Paulo Sérgio Einsfeld trouxe uma mensagem lúdica de otimismo, educação e caráter utilizando itens conhecidos dos estudantes, como lápis, borracha e papel.

A prefeita Rafaella Jahnel de Freitas; o vice-prefeito Vitor Augusto Klagenberg; a assessora da prefeita, Giane Vieira Nunes Foltz, e os vereadores mirins 2018/2019 transmitiram os cargos na cerimônia de posse das novas autoridades mirins. Os discursos de despedida destacaram-se pelos agradecimentos à escola, aos professores, pais e colegas pelo apoio e parceria e à Prefeitura de Nova Petrópolis, por manter o concurso, visto pelas crianças e adolescentes como uma excelente oportunidade de aprendizado.

Após a cerimônia de posse, as novas autoridades mirins tiveram um dia de intensas atividades. O vice-prefeito de Nova Petrópolis em Exercício no cargo de prefeito, Charles Paetzinger, recebeu as autoridades mirins empossadas no Gabinete Oficial. Os vencedores do 19º concurso "Prefeito Por Um Dia" conversaram com o chefe do Poder Executivo sobre a rotina de compromissos e obrigações de um prefeito. A professora Rosely Hahn Kehl e psicóloga Marina Araújo Camelo acompanharam o momento no Gabinete Oficial.

À tarde, no dia 19 de novembro, as autoridades mirins cumpriram agenda de compromissos. Após serem empossadas e visitarem o Gabinete Oficial do prefeito, as autoridades mirins almoçaram juntas, visitaram o Parque Aldeia do Imigrante, estiveram nas Escolas Bom Pastor, Augusto Guilherme Gaedicke e Bom Pastor e encerraram o dia na Biblioteca Pública Municipal.

A Sessão da Câmara Mirim será realizada dia 2 de dezembro, às 18h, na Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis. Neste momento, as novas autoridades mirins apresentam suas reivindicações e projetos no Plenário do Poder Legislativo.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.

Autoridades empossadas – 19º concurso “Prefeito Por Um Dia”

Nome do aluno – Instituição de Ensino – Cargo

Lucas Eduardo Nienow - E.M.E.F Bom Pastor - Prefeito Mirim

Maísa Gramms Fritsch – E.M.E.F Bom Pastor - Vice-prefeita Mirim