22/12/2014

Autoridades estaduais conhecem investimentos em fitoterapia em Nova Petrópolis

Verba proveniente dos Arranjos Produtivos Locais de Plantas Medicinais foi aplicada no CETANP...

Representantes da Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul foram recebidos no Centro Regional de Formação Profissional de Agricultores de Nova Petrópolis (CETANP), no dia 19 de dezembro. O encontro foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social a fim de apresentar os trabalhos desenvolvidos ao longo deste ano, no âmbito do programa Fitoterapia na Atenção Básica.

Em 2014, Nova Petrópolis recebeu verba estadual proveniente dos Arranjos Produtivos Locais de Plantas Medicinais (APLPM-Fito/RS) por integrar o projeto do Estado junto ao Ministério da Saúde. Os recursos foram utilizados para investimentos em material permanente a fim de fortalecer esta prática. Compra de estufa de mudas, aquisição de um microtrator, embaladora/dosadora das embalagens de chás, balança digital, entre outros, foram alguns dos itens adquiridos com a verba. Na oportunidade, a comitiva estadual pôde ver os investimentos realizados e conhecer o trabalho de fitoterapia realizado no CETANP.

O programa Fitoterapia na Atenção Básica de Nova Petrópolis baseia-se na valorização do costume local de utilizar as plantas medicinais e também na Política Nacional e Estadual de Plantas Medicinais e Fitoterápicos como estratégia da inserção da Fitoterapia no SUS.

“O projeto dos fitoterápicos é referência no Estado e envolve diversos setores no seu desenvolvimento. O importante é continuar com essa parceria e o olhar dos coordenadores das APLs para evoluirmos cada vez mais, qualificando o saber popular na utilização de chás como prática integrativa”, disse a secretária Crislei. “A intenção é ampliar o programa para outras cidades da atendendo também aos Municípios de Gramado, Canela, Picada Café, Linha Nova e Caxias do Sul. Ainda estamos nos reunindo para viabilizar esta parceria, este é um projeto a longo prazo”, acrescentou.

Introdução da novapetropolitana Marli Rüchel no Comitê Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Bioma Pampa, o acompanhamento do projeto Horta Terapêutica do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), e encontros para capacitação dos profissionais de saúde que atuam no Município foram algumas das diversas atividades realizadas pela Secretaria de Saúde neste ano.

“Para o ano de 2015 temos em vista a construção da área de beneficiamento, a melhoria do material informativo e o aumento as opções de chás. Tudo isso será feito com recursos próprios. Além disso, estamos estudando a possibilidade de transformar esses chás também em tinturas e cápsulas, visando facilitar o uso”, disse a farmacêutica Caroline Drechsler durante a apresentação.

A comitiva local esteve formada pelo prefeito de Nova Petrópolis Regis Luiz Hahn; pela secretária de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini; pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, André Dall’Agnol; pela farmacêutica Caroline Drechsler; pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Elton Hillebrand; pelo coordenador do CETANP, Arnaldo Basso; e pela extencionista da Emater, Alice Fernandes Prestes. A coordenadora dos Arranjos Produtivos Locais de Plantas Medicinais (APLPM-Fito/RS), farmacêutica Silvia Beatriz Costa Czermainski e demais membros da equipe da Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul foram recebidos em Nova Petrópolis.