30/12/2022

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio

Auditório do Centro de Eventos de Nova Petrópolis passará por reforma completa

Primeira etapa das obras prevê a troca dos pisos e do madeiramento do palco, com investimento de R$ 546,979,12

Está previsto para janeiro de 2023 o início das obras de reforma do auditório do Centro de Eventos de Nova Petrópolis. A empresa Dewes Empreendimentos Eireli foi a vencedora da tomada de preços 43/2022 realizada pela Prefeitura. Serão investidos R$ 546.979,12 para a requalificação de 875 metros quadrados do auditório, com a retirada de todas as poltronas, a demolição dos pisos de madeira e retirada dos carpetes que serão substituídos, e o descarte correto desses resíduos, além do reforço das estruturas.

A reforma foi dividida em duas etapas, em função da origem dos recursos que serão utilizados nas melhorias. Na primeira fase serão investidos R$ 400 mil, encaminhados pela deputada federal Liziane Bayer através de uma transferência especial. O Município entrará com contrapartida para integralizar o valor. Na segunda etapa, será feita a substituição das poltronas e a troca de duas portas internas do auditório.

Após o início da primeira etapa, a previsão é que as obras sejam concluídas ainda no primeiro quadrimestre de 2023. A fiscalização do andamento das obras é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação.

O auditório do Centro de Eventos de Nova Petrópolis tem sediado importantes eventos do Município, como o Festival de Música Estudantil, e eventos corporativos, como a 14ª Convenção da Schultz, em março, e a primeira edição do Smart Cities Park, em novembro.

“São melhorias de extrema importância, pois o nosso auditório está sendo muito demandado, inclusive para eventos corporativos. Mas ele apresenta alguns problemas estruturais e, após as reformas, com certeza teremos um dos melhores auditórios da região”, destaca o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Santos.

Melhorias da primeira etapa

A primeira etapa da reforma do auditório do Centro de Eventos contará com a retirada de todas as poltronas do local e a execução da demolição e descarte correto dos resíduos gerados. Também serão retirados os pisos atuais, de madeira e carpete, e será feito o reforço das estruturas, com a posterior instalação de novos revestimentos.

O piso de madeira do auditório será totalmente demolido e substituído por um novo, assim como os carpetes, rampas de acesso e escadas. Já o madeiramento do palco, que também será trocado, passará ainda por uma atualização de formato e dimensões.

Ao final da obra, toda a estrutura passará por uma imunização contra insetos, como cupins e carunchos, e a empresa responsável fará a limpeza para entrega da estrutura renovada.

Segunda etapa

A licitação para a segunda fase da obra já foi concluída, tendo a empresa Escolares Indústria e Comércio de Móveis Ltda como a vencedora do pregão eletrônico 67/2022, que prevê a troca das poltronas do auditório. As melhorias, no entanto, ainda não têm previsão de início, pois dependem da liberação do recurso de R$ 400 mil, também encaminhado via emenda parlamentar pela deputada Liziane Bayer.

A substituição de todas as poltronas foi orçada em R$ 283.895,00. Serão instaladas 443 poltronas presidente, nove com capacidade para pessoas obesas e nove para usuários com mobilidade reduzida. Também será feita a troca de duas portas de madeira que dão acesso ao depósito do auditório.

Crédito das fotos: Carolaine Eibel/Arquivo Comunicação PMNP