16/12/2015

Secretaria da Fazenda

Audiência Pública sobre proposta de gestão para o Parque do Imigrante foi realizada

Evento foi realizado na sede da ACINP dia 14 de dezembro...

A Administração Municipal realizou, em parceria com a Câmara de Vereadores, ACINP e o Fundo de Turismo, a Audiência Pública do Parque Aldeia do Imigrante. Na audiência, realizada na noite de segunda-feira, 14 de dezembro, no plenarinho da ACINP foi apresentado e discutido o Projeto de LEI do Executivo nº.: 078/2015, que trata de concessão para o Parque mediante processo de licitação. A audiência tinha por objetivo esclarecer o projeto pensado para o Parque Aldeia do Imigrante, bem como explicar o Projeto de Lei que tramita no legislativo.

O vice-prefeito, Gregor Hermann, o secretário de Turismo, Daniel Camargo, o presidente da Câmara de Vereadores, Jerônimo Stahl Pinto, o presidente da ACINP, Cláudio Michaelsen, o assessor jurídico da Prefeitura de Nova Petrópolis, César Baumgratz e a secretária adjunta de Turismo, Fabiane Sehnem Haugg, compuseram a mesa oficial. Secretários municipais, vereadores e comunidade em geral também participaram da audiência.

O secretário Municipal de Turismo, Daniel Camargo, apresentou um panorama geral do Turismo em Nova Petrópolis e também da região, para introduzir e explicar como funcionará a nova proposta de gestão pensada para o Parque do Imigrante. “A audiência foi muito válida e extremamente positiva. Conseguimos esclarecer à comunidade que não iremos privatizar o nosso parque e que apenas buscamos um parceiro para melhorar e potencializar ainda mais este atrativo de enorme potencial, mas que necessita de muitos recursos para ser fortalecido”, destacou Daniel.

Ainda de acordo com o secretário Camargo, é oportuno ressaltar que o modelo em questão é uma Concessão de Uso para exploração do parque, semelhante ao que já existe hoje, apenas de forma global e ainda mais profissional. Segundo ele, esse tipo de concessão existe com entidades do Município vinculadas a escolas desativadas e capelas mortuárias em localidades de Nova Petrópolis.

“Cabe ainda relatar que o modelo que está em estudo não é uma privatização, pois na privatização se vende ativos e/ou patrimônio. A Administração Municipal jamais tomaria tal atitude com algo tão importante para Nova Petrópolis como é o Parque Aldeia do Imigrante”, finalizou o secretário de Turismo de Nova Petrópolis.

O vice-prefeito Gregor Hermann, considera que  a pratica de concessão de uso proposta para gerenciar o Parque do Imigrante é um ideia muito boa. “Nós tentamos revitalizar o parque com recursos do Governo do RS e também da União. Encaminhamos um projeto, seguimos todos os passos e mesmo assim não fomos atendidos. Nessas circunstâncias, é necessário construirmos outras alternativas de investimento e esse novo modelo apresentado traz justamente essa solução”, destacou Gregor.

O presidente da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, Jerônimo Stahl Pinto, parabenizou o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Turismo, Fundo de Turismo e ACINP. “Esta concessão de uso para exploração trará novas alternativas para valorizar ainda mais o Parque do Imigrante. Essa é uma opção muito válida”, salientou o presidente.

Para o presidente da ACINP, Cláudio Ricardo Michaelsen, a cidade precisa encontrar maneiras de ser tornar ainda mais atrativa e uma boa forma de conseguir isso  é fortalecer os atrativos existentes, começando pelo Parque do Imigrante. “Precisamos fortalecer o comércio, aumentar o tempo de permanência das pessoas em nossa cidade e aumentar o consumo de todos os setores e serviços que oferecemos. Desta maneira, a economia da cidade estará sempre aquecida e beneficiará Nova Petrópolis em sua totalidade”, disse o presidente.

A ata da audiência pública, que contou com perguntas dos participantes, bem como a lista de presença e a apresentação exposta na noite, foram encaminhadas na terça-feira, dia 15 de dezembro, ao Poder Legislativo. No momento, o Executivo aguarda pelo andamento do projeto de lei que tramita na Câmara de Vereadores para então dar seguimento à elaboração do futuro edital.