29/08/2019

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis realiza série de eventos em comemoração aos 30 anos de fundação

Horizontes Folclóricos teve sua primeira edição no dia 22 de agosto e acontecerá em outros quatro momentos

A Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis realizou, no dia 22 de agosto (Dia do Folclore Nacional), o primeiro evento da série “Horizontes Folclóricos” em comemoração aos 30 anos de fundação da entidade. A associação já vem promovendo ações e homenagens às personalidades que marcaram sua história desde abril, porém, agora o foco está voltado aos seus associados e a integrantes da comunidade cultural de Nova Petrópolis.

“Turismo, eventos e etnicidade: Festival Internacional de Folclore” foi o título dado à noite de trocas no Espaço Mais Cultura Professor Renato Urbano Seibt, que contou com a participação de Luciane Schommer Benevenuto e Ana Paula Backes. As convidadas apresentaram as caminhadas e os resultados que obtiveram ao analisar o festival de folclore de Nova Petrópolis pela ótica acadêmica.

Luciane produziu sua pesquisa durante a finalização de seu mestrado, tendo defendido sua dissertação em 2013. A painelista abordou o evento na perspectiva do turismo e da construção de uma memória local. Ela apresentou dados de edições do evento desde 1973 até 2012, trançando uma linha do tempo detalhada das edições.

Ana Paula fez sua pesquisa na finalização da graduação em Relações Públicas, em 2017. Seu olhar foi voltado às contribuições que um profissional de comunicação poderia dar para o evento e para a preservação e registro das memórias culturais de um povo.

Após as apresentações, o público, de cerca de 50 pessoas, pôde fazer contribuições e foram debatidos aspectos inerentes ao fortalecimento do evento e dos grupos locais. Um tema muito relevante, levantado na oportunidade, foi a carência de registros da história e dos acontecimentos culturais da cidade. Esse tema suscitou a provocação da presidente da associação, Lediane Werner, que solicitou aos grupos que estudassem suas histórias para que a história da associação pudesse ser contada e registrada a partir desse estudo. Após as contribuições e discussões, o público presente saboreou um delicioso coquetel e foi convidado a retornar nas próximas edições do evento.

O próximo encontro ocorrerá no dia 17 de setembro, no Espaço Mais Cultura Professor Renato Urbano Seibt, abordará a temática “saúde” e contará com a participação do quiropraxista Marcelo Gritti e da fisioterapeuta Vanessa Tomazi Braga. O evento terá início às 19h30min, aberto ao público, com entrada franca e a presença deverá ser confirmada pelo telefone (54) 9-9238-2925, com Edineia até o dia 14 de setembro.

CRÉDITOS DAS FOTOS: Divulgação
FONTE: Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis