23/09/2013

Artesanato tomou conta da Rua Coberta em Nova Petrópolis

Cerca de 8 mil pessoas visitaram feira de trabalhos artesanais na Rua Coberta...

Na manhã de sexta-feira, 20 de setembro, teve início a primeira edição da Feira Estadual de Arte e Artesanato de Nova Petrópolis. Cerca de 70 expositores transformaram a Rua Coberta, situada na Praça das Flores, em um verdadeiro mosaico repleto de produtos artesanais durante os três dias de evento, que encerrou no domingo, 22 de setembro. De acordo com a organização da feira, pelo menos 8 mil pessoas circularam pelos estandes instalados Rua Coberta.
A abertura do evento contou com a presença do vice-prefeito de Nova petrópolis, Gregor Hermann, além do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Jorge Lüdke, do secretáro adjunto de Turismo de Nova Petrópolis, Rodrigo dos Santos e ainda do presidente da Associação Tchon Ji, uma das realizadoras do evento, Valdemar Zummach.
“A primeira edição da feira foi bem organizada. Mesmo com chuva tivemos um bom público e os expositores elogiaram o evento. Foi algo diferente que acabou agradando”, destacou Valdemar Zummach. Para o vice-prefeito Gregor Hermann, o artesanato representa um valor importante no âmbito social. “O artesenato é a manutenção de um trabalho caseiro, tradicional. No mundo em que vivemos, onde a indústria é forte, é ótimo ver um produto feito de forma artesanal. Essa feira já é um sucesso”, ressaltou Hermann.
Expositores das cidades de Nova Petrópolis, Presidente Lucena, Lajeado, Estrela, Gramado, Campo Bom, Ivoti, Nova Hartz, Dois Irmãos, Porto Alegre, Taquara, Três Coroas, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Cachoeirinha, Estância Velha, Parobé, Picada Café e Osório, participam do evento. Os expositores ofereceram ao visitante uma grande variedade de artigos em tecido, couro, madeira, vidro, pedras preciosas, dentre outras matérias primas, além de quadros e pintura em telas.
Passeando pelos corredores foi possível encontrar canecas temáticas por R$ 15,00, além de cuias personalizadas, no valor de R$ 45,00. O visitante também pôde levar para casa cachecóis feitos de croché por R$ 15,00, ou pinturas, no valor de R$ 90,00. Bonecos de pano, queimadores de incenso e até mesmo móveis feitos com madeira de demolição foram ofertados nos estandes da feira.
A programação do evento contou com sorteio de brindes e bandinha típica alemã, além da apresentação do grupos folclóricos de Nova Petrópolis. Os shows da dupla Elena e Luciane, Cateano Cézar, Gerson Müller a Rodrigo Santos da Banda RDA também animaram as tardes da feira. No domingo, o show especial de encerramento do evento, com a dupla sertaneja Mateus e Fabiano, atraiu um ótimo público.
De acordo com a organização da feira, 90% dos expositores já manifestaram interesse em participar da segunda edição da feira. A 1ª Feira Estadual de Arte e Artesanato e Exposição Artística foi realizada pelo Departamento de Artesanato e Manufatura da Associação Tchon Ji e contou com o apoio da Prefeitura de Nova Petrópolis.