24/02/2017

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Apoio pedagógico é inovação em nova proposta da Educação de Nova Petrópolis

Implantação do 7º turno para alunos com média inferior a 70 individualizará ensino...

O secretário de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis, Ricardo Lawrenz, reuniu-se com a imprensa local nesta sexta-feira, 24 de fevereiro, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal. As mudanças na área estrutural e pedagógica nas escolas municipais, para anos finais (6º ao 9º ano), que entram em vigor a partir de 13 de março, foi a pauta do encontro.
Reduzir as horas de convocações e nomeações dos professores, buscando o equilíbrio financeiro entre o orçamento anual e a efetiva arrecadação; equiparar a jornada de trabalho (turnos) dos professores das séries iniciais e dos anos finais; assegurar horas de planejamento do professor na escola com disponibilidade de tempo para planejar com colegas e/ou supervisão escolar; otimizar o horário do transporte escolar, com alunos saindo mais tarde (pela manhã) e chegando mais cedo em casa (à tardinha), além do intervalo maior ao meio dia são alguns dos motivadores para a redução de 1000 para 880 horas anuais para os anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental. “A Lei exige 800 horas anuais de aulas. Mesmo com a diminuição de 120 horas anuais, Nova Petrópolis ofecererá mais horas do que é exigido por Lei”, salientou o secretário.
Nesta nova proposta, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, terá uma inovação no ensino, o 7º turno, quinzenalmente. “Vamos oferecer o apoio pedagógico aos alunos de forma mais individualizada, com acompanhamento de professores da disciplina, vamos ofertar o 7º turno. Vamos motivar o aluno do apoio pedagógico na busca pela média necessária para sua aprovação”, explicou Lawrenz ao acrescentar que os alunos que, porventura, permanecerem o ano todo com apoio pedagógico terão um acréscimo de 70h no seu currículo escolar.
“Pretendemos suprimir as classes de aceleração de estudos; envolver os pais ou responsáveis no processo do apoio pedagógico, no sentido de acompanhar o rendimento escolar dos filhos, além de qualificar e aumentar o aproveitamento escolar”, pontuou. O secretário Municipal acredita que a “qualidade de ensino vai melhorar mesmo com a redução de horas. O apoio pedagógico, com o 7º turno para o aluno que não alcançou a média 70 nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências no 3º trimestre de 2016 irá oportunizar mais um turno de aula quinzenalmente”, explicou Ricardo Lawrenz.
Cada escola informará os alunos e pais do apoio pedagógico, horário e turno de funcionamento. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto iniciará a oferta do 7º turno a partir de 13 de março. Apenas a EMEF Pedro Beck Filho não oferecerá o apoio pedagógico nesta modalidade, devido ao baixo número de alunos. Mas, os alunos que necessitem de reforço, realizarão atividades complementares paralelamente às aulas da grade curricular.

CRÉDITOS DAS FOTOS: Kassandra Dorneles