12/02/2016

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Ano letivo inicia dia 22 de fevereiro em Nova Petrópolis

Secretaria de Educação prepara atividades para retorno das aulas no Município...

Aproximadamente 260 profissionais que atuam na área da Educação e cerca de 2 mil alunos retornam às Instituições de Ensino da rede Municipal de ensino no próximo dia 22 de fevereiro, para o início do ano letivo em Nova Petrópolis. Com o intuito de preparar as equipes docentes para a retomada das atividades nas 21 Escolas de Nova Petrópolis, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto realiza a Jornada Pedagógica 2016, de 17 a 19 de fevereiro, com atividades na ACINP e também nas Instituições de Ensino da Rede Municipal.

No dia 17 de fevereiro, no Plenarinho da ACINP, ocorre a abertura da Jornada Pedagógica deste ano. O evento inicia às 07h30min com chegada e café e às 08h15min haverá recepção com Acústico Dama. A jornada terá sua abertura oficial às 08h45min, com a participação do prefeito Regis Luiz Hahn e também da secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Hansen Reisdoerfer. Em seguida, haverá palestra com o tema criatividade e será feita uma pausa para o almoço.

A programação será retomada às 13h, com a palestra “O diálogo na relação pedagógica: reflexões a partir do cotidiano escolar”, ministrada por Nilda Stecanela, que possui pós-doutorado em Educação, representando a Universidade de Caxias do Sul. Finalizando a programação do primeiro dia de Jornada Pedagógica, a psicóloga Maira Ruppenthal apresentará a palestra “Como trabalhar a autoestima, ou melhor, como trabalhar com a autoestima do professor em sala de aula”.

Segundo a secretária Cíntia Hansen Reisdoerfer, foi realizado “um excelente trabalho para a retomada do ano letivo. Contamos com uma ótima programação para a Jornada Pedagógica e as escolas foram cuidadosamente preparadas para receber professores e estudantes. Fizemos tudo isso com o objetivo de garantir que os alunos tenham ótima estrutura física e que possamos contar com profissionais cada vez mais qualificados”.

Encerrando a Jornada Pedagógica, nos dias 18 e 19 de fevereiro, as coordenadoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto visitarão as escolas municipais para reuniões pedagógicas com as equipes docentes. Durante as visitas, as coordenadoras vão retomar os problemas de pesquisa trabalhados durante a Formação Continuada de Professores de 2015 para, a partir disso, pensar as metas e propostas a serem desenvolvidas em 2016.

Os professores da Rede Municipal de Ensino que somam, aproximadamente, 160 profissionais, são aguardados na Jornada Pedagógica 2016. Professores estaduais ou particulares também estão convidados a participar da Formação Continuada na parte da manhã do dia 17 de fevereiro.