12/08/2019

Ampliação da EMEI Ursinho Carinhoso é inaugurada na Vila Germânia

Cerimônia foi realizada no dia 9 de agosto na presença de autoridades

A solenidade de inauguração da ampliação da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Ursinho Carinhoso, localizada no Bairro Vila Germânia, ocorreu na sexta-feira, 9 de agosto, na presença de autoridades Municipais, colaboradores da escola, pais e alunos. A segunda ampliação entregue à comunidade contempla quatro novas salas, dois sanitários, aumento do refeitório, corredor de acesso e pavimentação do pátio interno, totalizando 330,59m² de área construída. As salas amplas têm capacidade de receber 80 alunos e foram construídas com o objetivo de atender a pré-escola na Educação Infantil. Atualmente, a EMEI Ursinho Carinhoso conta com 187 alunos matriculados e ainda dispõe de 27 novas vagas; para o início de 2020, com a saída dos alunos do pré B, abrirão, no mínimo, mais 36 vagas.

O Poder Público Municipal investiu, com recursos provenientes do FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, o valor de R$ 545.399,85 na ampliação, sendo que, a estrutura física teve um custo de R$ 431.704,83. Houve um investimento de R$ 62.911,02 na compra de materiais e equipamentos e a pavimentação do pátio custou R$ 4.784,00. Além disso, foi necessário investir mais R$ 46.000,00 para troca do telhado do berçário, em uma obra emergencial atendendo a um novo projeto arquitetônico estrutural.

O prefeito Municipal, Regis Luiz Hahn, acompanhado pela esposa, Marion Spier Hahn, destacou a educação de excelência que é oferecida em Nova Petrópolis. “Os pais merecem esta ampliação, bem como a obra que solucionou o problema do telhado. Seus filhos estão em segurança, especialmente, pelo trabalho que é realizado pelas profissionais que atuam aqui, pois, são o esteio desta escola. Ser professora é uma missão de vida admirável; cuidam dos filhos dos outros com todo carinho e responsabilidade. Às profissionais, meu muito obrigado. Como vocês carregam estampado em suas camisetas: “Um pouquinho de amor percorre grandes caminhos”. Muito obrigado por tudo que fazem pelas nossas crianças”, declarou o prefeito.

O secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz, disse que na ampliação da EMEI Ursinho Carinhoso trabalharam duas empresas, a PRZ Engenharia e a Germânica Comércio e Construções LTDA. “A primeira foi afastada da obra pelo uso de materiais inadequados e pelo não cumprimento do prazo contratual. Mas, a Germânica, conseguiu honrar com os serviços dentro do prazo definido e hoje entregamos uma obra como a comunidade merece, bem feita”, enfatizou Lawrenz.

Segundo o secretário, atualmente, o Município, em parceria com a ATURMA – Associação Turismo e Meio Ambiente de Nova Petrópolis, atende integralmente 742 crianças de 0 a 3 anos; e, na rede Municipal, atende mais 512 crianças, na pré-escola, perfazendo 1.254 alunos matriculados na Educação Infantil de Nova Petrópolis.

A diretora da instituição, Auriane de Fátima de Assis Holz, agradeceu ao Poder Público pelo apoio no dia-a-dia da EMEI Ursinho Carinhoso. “A demanda é crescente e a nossa escola dá um importante suporte às famílias do bairro. Pais e mães podem ir trabalhar e os filhos ficam sob os cuidados dos nossos profissionais. Todos estão de parabéns e são merecedores desta obra, que irá qualificar ainda mais o atendimento às crianças da Vila Germânia”, declarou. A equipe da EMEI Ursinho Carinhoso é formada pela diretora, Auriane de Fátima de Assis Holz; coordenadora pedagógica, Ana Rita Sampaio da Silva; quatro professoras de Educação Infantil; sete técnicas em desenvolvimento infantil; 13 auxiliares em desenvolvimento infantil; um secretário de escola; três cozinheiras e três faxineiras.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Daniel Carlos Michaelsen, e demais edis; o secretário adjunto de Obras e Serviços Públicos, Clodoir Bohn de Lima; a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, Cristiane Kieling e a coordenadora da Educação Infantil, Andréia Michaelsen de Oliveira, também prestigiaram a solenidade de inauguração da ampliação da EMEI Ursinho Carinhoso. Ao final das manifestações, as crianças fizeram uma apresentação aos presentes.

O descerramento da fita e da placa inaugural foi realizado pelo prefeito, Regis Luiz Hahn e primeira-dama, Marion Spier Hahn; pelo secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz; pelo presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Carlos Michaelsen; pela diretora da EMEI Ursinho Carinhoso, Auriane de Fátima de Assis Holz; pela vice-tesoureira do ACPM da escola, Aneli Panzenhagen e pelo representante da Germânica Comércio e Construções LTDA, Fernando Luiz Ritter. Após, os presentes visitaram as novas instalações e confraternizaram em um coquetel.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.

CRÉDITO DAS FOTOS: Kassandra Dorneles | Comunicação PMNP