27/03/2023

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Alunos premiados no Vorlesewettbewerb 2022 recebem certificados

Poder Executivo nova-petropolitano homenageou estudantes pelo desempenho no evento

Os estudantes de Nova Petrópolis, das redes municipal e privada, que foram destaque durante o concurso de leitura de língua alemã, o Vorlesewettbewerb 2022, foram homenageados pelo prefeito Jorge Darlei Wolf e a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal, durante visita ao gabinete no dia 17 de março. Na oportunidade, os alunos receberam os certificados de participação no concurso.

Os alunos participaram da competição durante o ano passado e os resultados foram anunciados no final de dezembro. O concurso avalia a leitura dos estudantes em alemão e nos dialetos, além do conhecimento e da vivência sobre a Alemanha.

Entre os alunos que foram destaque representando as escolas de Nova Petrópolis, estão a estudante Sophia Zang, da Escola Cenecista Frederico Michaelsen, e Sofia Krause Eskelsen, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor. Ambas conquistaram a primeira colocação entre aqueles que estudam a língua alemã na escola, na etapa estadual, em suas categorias. Sofia Zang também pontuou em primeiro lugar na etapa regional.

O prefeito Jorge Darlei Wolf falou do orgulho que o Município sente pelos resultados que esses alunos obtiveram na Vorlesewettbewerb 2022. “Para nós, é um momento marcante, pois está muito claro o quanto precisamos continuar investindo na educação. Estamos fazendo um trabalho em todos os níveis, investindo desde a educação infantil, construindo escolas, oportunizando bons ambientes para receber os nossos alunos, mas também ampliando os incentivos para aqueles que estão no ensino técnico e superior, com o aumento do valor repassado para o transporte universitário, assim estimulamos que continuem estudando”, afirmou.

A professora de alemão e presidente da Associação Riograndense de Professores de Alemão (Arpa), Célia Heylmann, também aproveitou a oportunidade para agradecer à Prefeitura pelo apoio prestado, para garantir que os alunos se desenvolvam no aprendizado da língua. “Ficamos muito felizes quando podemos fazer uma entrega oficial, pois também é uma forma de nós professores agradecermos o apoio que o Município sempre dá no momento em que precisamos”, disse a educadora.

Em 2022, as provas da Vorlesewettbewerb aconteceram de maneira diferente de outros anos. Os alunos gravaram a leitura de textos, que foram enviados ao Goethe Institut para avaliação, divididos em três categorias - alunos que aprendem alemão na escola (DAF); aqueles que possuem vivência e conhecimento da Alemanha (DAZ); e estudantes que falam algum dialeto alemão.

Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP