24/02/2022

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Alunos de Nova Petrópolis têm 100% de aprovação em proficiência em língua alemã

35 alunos de cinco escolas receberam a certificação Fit in Deutsch A1

Na noite desta terça-feira, 22 de fevereiro, na Escola Otto Hoffmann, 35 alunos de cinco escolas de Nova Petrópolis receberam seus certificados em proficiência em língua alemã. A certificação Fit in Deutsch A1 é concedida pelo Instituto Goethe de Porto Alegre aos alunos de 9º ano. Estes alunos estão aptos a participar de aulas semanais oferecidas pelo Município para preparação para as provas do próximo nível, A2 e B1.

A solenidade de entrega dos certificados contou com a presença do prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf; da secretária de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal; e do vice-diretor do Instituto Goethe de Porto Alegre, Adrian Kissmann. Os diretores e professores de língua alemã das escolas municipais Bom Pastor, Otto Hoffmann, Pedro Beck Filho, Luiz Loeser e Colégio Cenecista Frederico Michaelsen também participaram do momento.

O prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, destacou que a educação é investimento, e não gasto. “Não é todo dia que podemos entregar um certificado internacional aos nossos alunos! O Município vai ser sempre parceiro no que for para tornar a educação cada vez melhor.”

A secretária de Educação, Cultura e Desporto contou sua história com a língua alemão quando chegou em Nova Petrópolis, relembrando os desafios que enfrentou para oportunizar o ensino da língua na escola. “Eu tenho muito orgulho por nossos alunos poderem estudar uma língua que é tão importante culturalmente para nossa cidade. Temos que trabalhar para que a ela seja cada vez mais forte em nosso Município.”

A professora de língua alemã, Célia Weber Heylmann destacou que em 2022, novamente, serão oferecidas aulas de 2h semanais, no Colégio Frederico, a alunos de todo o município de Nova Petrópolis que queiram se preparar para as provas de A2 e B1.

O vice-diretor do Instituto Goethe de Porto Alegre, Adrian Kissmann, instituição credenciada para oportunizar a certificação em proficiência em língua alemã no Brasil, destacou sua alegria com o resultado das provas no Município. “Nova Petrópolis tem 100% de aprovação dos alunos inscritos.”

A seguir a relação de alunos que receberam a certificação proficiência Fit in Deutsch A1 em 2022:

Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Loeser

Samuel De Oliveira Zancanaro