Alunos de escolas públicas participam de projeto ambiental sobre as araucárias

Projeto Curi é desenvolvido pela bióloga Patrícia Kolb com os sétimos anos do ensino fundamental

Desde o início de abril, está em andamento nas escolas públicas o Projeto Curi, uma iniciativa da bióloga Patrícia Kolb com o apoio da Prefeitura Municipal, para incentivar os estudantes a conhecerem mais sobre a araucária angustifolia, árvore típica da região da Serra Gaúcha e que tem um exemplar histórico em Nova Petrópolis. O projeto está sendo aplicado em seis escolas, para turmas do sétimo ano do ensino fundamental, e envolve uma aula teórica com aproximadamente 90 minutos de duração e uma saída de campo ao Pinheiro Multissecular da Linha Imperial.

Na quinta-feira, 18 de abril, foi a vez dos alunos da Escola Otto Hoffmann, do bairro Pousada da Neve, participarem do projeto ambiental. Inicialmente, a bióloga Patrícia Kolb apresentou detalhes sobre o Projeto Curi, cujo nome tem origem em como a araucária era chamada pelos índios. Depois, ela falou sobre as regiões que a árvore costuma estar, que são Paraguai, Argentina e no Brasil em função da altitude em relação ao mar – com destaque para os estados de Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. “A araucária se desenvolve a uma altitude de pelos menos 500 metros acima do mar e leva de 20 a 30 anos para produzir o pinhão”, esclareceu.

Acompanhada das técnicas da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do Município, Evelyn Dinnerbier e Cássia Hoffmann, a palestrante mostrou aos alunos uma maquete em que estava demonstrada a floresta de araucária, a qual se referiu durante a apresentação. Com isso, mostrou animais que tem nessa árvore sua subsistência (como a gralha azul, a aranha caranguejeira, o macaco bugio e o grimpeirinho), e falou sobre o período do defeso em que é proibido seu corte e também a partir de quando é permitida a coleta das sementes – que são os pinhões.

A próxima etapa do projeto Curi, da qual os alunos da Escola Otto Hoffmann vão participar, será a saída de campo, quando terão a oportunidade de observar os detalhes apresentados durante a aula teórica de sala. Outras escolas que estão fazendo parte da iniciativa são a Augusto Guilherme Gaedicke, do Vale Verde; a Bom Pastor, de Linha Brasil; a Luiz Loeser, da Vila Olinda; a Pedro Beck Filho, da Linha Temerária; e a São José, do Pinhal Alto. Aproximadamente 170 estudantes participam.

Ao final do projeto Curi, será realizado um encontro de encerramento, quando todas as escolas irão se reunir para conhecer a produção dos alunos durante as aulas e quando também serão apresentados os resultados obtidos no decorrer dos trabalhos. A previsão é que as atividades sejam concluídas até o mês de junho.

Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP