29/09/2021

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Alunos da Escola Ursinho Carinhoso participam da soltura de animais silvestres

Ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente

Na manhã de terça-feira, 28 de setembro, alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Ursinho Carinhoso, da Vila Germânia, participaram da soltura de uma coruja de buraqueira e uma gambá-de-orelha-branca na natureza. A ação ocorreu na área de mata nativa que fica no Horto Municipal, sendo realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, integrando a Semana Municipal de Adoção e Proteção aos Animais.

A coruja buraqueira foi resgatada em Nove Colônias, interior de Nova Petrópolis, em agosto de 2020, com as penas de uma das asas cortadas. Já a gambá fêmea com filhotes foi atacada por cães no centro da cidade, em junho de 2021. A comunidade entrou em contato com a secretaria que, após identificar risco de vida dos animais, realizou o resgate.

Após contato com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, os animais foram encaminhados ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres, do UCS Zoológico.

Entre os meses de maio e junho os alunos da Escola Ursinho Carinhoso realizaram diversos estudos sobre os animais marsupiais, depois que um gambá-de-orelha-branca apareceu no pátio da escola. Por isso, as crianças foram convidadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente para participar deste momento de soltura, que contou com a presença do secretário Jorge Luiz Lüdke.

Para mais informações sobre como proceder com animais silvestres em situação de risco de vida, o contato pode ser feito com a fiscalização animal, da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, pelo telefone (54) 3281.8409.