21/12/2022

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Aluna da Escola Bom Pastor é classificada em 1º lugar em evento estadual de leitura da língua alemã

A escola também obteve o 2ª lugar na categoria dialeto

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor, localizada em Linha Brasil, em Nova Petrópolis, conquistou duas importantes classificações no “Vorlesewettbewerb 2022”, concurso que premia estudantes de língua alemã. A aluna Sofia Krause Eskelsen obteve o 1º lugar no Estado na categoria “alemão como língua estrangeira” (DAF). O educandário também recebeu destaque pelo 2º lugar regional de Arthur Ruppenthal na categoria “dialeto”.

O campeonato estadual de leitura em língua alemã acontece anualmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, estados brasileiros que possuem grande influência da etnia germânica em sua colonização. O evento é realizado pelo Goethe Institut, de Porto Alegre, com o objetivo de incentivar a leitura em alemão e de aproximar as escolas que oferecem essa língua como opção entre as disciplinas do conteúdo programático.

Conforme explicou a diretora da Escola Bom Pastor, Daniela Utzig, a participação dos estudantes se tornou tradicional. Sofia e Arthur, assim como os demais inscritos pela escola de Linha Brasil, foram acompanhados pela professora Edelgard Zimmermann.

Vorlesewettbewerb 2022

A primeira etapa é realizada na própria escola, com a leitura pelos estudantes de textos escolhidos pelos professores de língua alemã, e os melhores são inscritos na seletiva regional, acompanhada pela Associação Riograndense de Professores de Língua Alemã. Após essa fase, os selecionados participam da fase estadual.

Em 2022, e desde o primeiro ano de pandemia, as leituras passaram a ser gravadas em áudio e enviadas para avaliação do Goethe Institut, que analisa a leitura dos alunos em três categorias: aqueles que aprendem alemão na escola (DAF); alunos que possuem vivência e conhecimento da Alemanha (DAZ); e estudantes que falam algum dialeto alemão.

Crédito da foto: Divulgação/Comunicação PMNP