12/11/2013

Secretaria de Administração

Alfabetização na Idade Certa foi tema de seminário

Evento foi realizado no sábado, dia 09, na Escola Otto Hoffmann...

O Seminário Integrador do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) foi realizado pelo Município, no último sábado, dia 09 de novembro, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Hoffmann. O evento contou com a presença da orientadora de estudos do Pacto, professora Jaqueline Hillebrand; da assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Silvânia Linck; supervisoras das escolas e professores alfabetizadores da rede municipal de ensino.
Na oportunidade, foram socializados projetos e sequências didáticas realizados pelos professores alfabetizadores durante o ano letivo. Deu-se destaque ao empenho, dedicação e motivação dos professores alfabetizadores e a valorização do trabalho dos mesmos durante o processo.
Segundo pesquisas, 15,2% das crianças brasileiras chegam aos oito anos sem estarem devidamente alfabetizadas. A alfabetização tardia pode atrapalhar a aprendizagem do aluno e, visando mudar essa situação, o Ministério da Educação lançou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O objetivo do pacto é alfabetizar em Português e Matemática todas as crianças até os oito anos de idade, no final do 3º ano do Ensino Fundamental.
O programa apoia as escolas públicas em diferentes necessidades: formação continuada de professores alfabetizadores, com cursos presenciais e bolsas de estudos, distribuição de materiais didáticos e pedagógicos específicos para alfabetização, obras literárias, além de outras tecnologias educacionais, como jogos.