conteúdo do menu
conteúdo principal
02/10/2019

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Agroindústrias familiares são inauguradas em Nova Petrópolis

Inaugurações foram realizadas dia 27 de setembro em duas localidades

COMPARTILHAR NOTÍCIA

As Agroindústrias Familiares Hortifrutigranjeiro Fenner, da localidade de Linha Pirajá Baixa e Queijaria Tradição, localizada em Nove Colônias, foram inauguradas em Nova Petrópolis na tarde de 27 de setembro. Autoridades Estaduais e Municipais, além de representantes da Emater/Ascar RS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Petrópolis e Picada Café, Banrisul, Sicredi Pioneira participaram dos atos oficiais. Desde 2017, foram inauguradas seis novas Agroindústrias Familiares em Nova Petrópolis.

A primeira agroindústria inaugurada dia 27 foi a do Hortifrutigranjeiro Fábio Fenner, de Linha Pirajá Baixa. O agricultor, que trabalha com aipim, estuda abrir uma segunda agroindústria de produção de rapaduras. A Queijaria Tradição, de propriedade de Marcos Seefeld, morador de Nove Colônias, foi a segunda agroindústria inaugurada na última sexta-feira. Os queijos produzidos por Marcos Seefeld foram premiados com as Medalhas de Prata e Bronze no IV Prêmio Queijo Brasil, maior evento de queijos artesanais brasileiro, realizado em novembro de 2018 em São Paulo.

Marcaram presença nas inaugurações o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn; o presidente da Emater/Ascar RS, Geraldo Sandri; a coordenadora Regional Serra da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Lucimar Rodrigues; o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Petrópolis, Lucas da Costa de Lima; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Petrópolis e Picada Café, Ari Boelter e a médica veterinária responsável pelo Sistema de Inspeção Municipal, Raquel Mesquita.

Para o prefeito Regis Luiz Hahn, os agricultores familiares estão de parabéns por sua perseverança e esmero. “É muito gratificante participar de nomentos como esse, que atestam a procedência dos produtos coloniais e asseguram que eles possam ser comercializados de forma legal. Parabéns aos produtores rurais Fábio Fenner e Marcos Seefeld, por acreditarem em seu trabalho e na qualidade de seus produtos”, destacou o prefeito.

O presidente da Emater/ASCAR, Geraldo Sandri, enfatizou que as Agroindústrias Familiares estão em franca evolução em todo o Rio Grande do Sul. “Hoje contamos com mais de 1.500 agroindústrias no Estado. Esse número demonstra o crescimento dessa prática, algo que podemos testemunhar em Nova Petrópolis, que inaugura duas novas agroindústrias. O trabalho conjunto entre Emater/Ascar, Governo do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Nova Petrópolis e entidades parceiras possibilitou tudo isso”, destacou Sandri.

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima, a implantação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) em Nova Petrópolis trouxe muitas melhorias para o setor primário e possibilitou a consolidação das agroindústrias. “A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente trabalha junto ao produtor primário, não apenas fiscalizando, mas também auxiliando e orientando o agricultor a concretizar sua agroindústria familiar”, disse o secretário.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.

Outras Notícias