23/09/2021

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Adolescentes de 16 e 17 anos começam a ser vacinados em Nova Petrópolis nesta sexta-feira

Imunização acontece nos sete postos de saúde do Município, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h

A Secretaria de Municipal de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis dá início nesta sexta-feira, 24 de setembro, à vacinação de adolescentes de 16 e 17 anos contra a Covid-19. O serviço de imunização estará disponível nos sete postos de saúde do Município, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h. Os adolescentes podem ou não estar acompanhados dos pais ou responsáveis para receber a vacina. No entanto, devem apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS e caderneta de vacinação.

Nesta quinta-feira, 23 de setembro, Nova Petrópolis recebeu 216 doses de vacina da marca Pfizer/Biontech, destinadas ao público de 16 e 17 anos. Foram recebidas mais 827 doses para aplicação como segunda dose e mais 54 doses para o uso como reforço (terceira dose).

A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social é de que os adolescentes ou familiares façam o contato prévio com os postos de saúde para obter informações sobre o serviço de vacinação. Cada UBS tem autonomia para organizar a vacinação em sua área de atuação.

Para receber a vacina contra a Covid-19 é necessário apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS e caderneta de vacinação. Não é possível se vacinar se houve suspeita ou confirmação recente de Covid-19 ou contato com alguma pessoa infectada pelo coronavírus.

SEGUNDA DOSE

No posto de saúde do Centro, a segunda dose da vacina segue disponível, das 8h às 11h, para os seguintes grupos:

- Pessoas que receberam a vacina de Oxford/Astrazeneca/Fiocruz até o dia 2 de julho.

- Pessoas que receberam a vacina da Pfizer/Biontech até o dia 5 de julho.

Nos demais postos de saúde, a orientação é o contato prévio para buscar informações sobre o serviço de aplicação da segunda dose.

TERCEIRA DOSE

A terceira dose da vacina contra a Covid-19 segue disponível em todos os postos de saúde para idosos de 70 anos ou mais que tenham recebido a segunda dose há pelo menos 180 dias. Pessoas imunossuprimidas que tenham recebido a segunda dose há pelo menos 28 dias. Equipes de saúde estão visitando as casas de pessoas acamadas para a aplicação da terceira dose.

Crédito da foto: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP