conteúdo do menu
conteúdo principal
15/07/2020

Secretaria de Administração

Administração Municipal realiza melhorias na capela mortuária e no Cemitério Parque Vale da Esperança

Poder Público de Nova Petrópolis implementa novas instalações no local desde 2018

COMPARTILHAR NOTÍCIA

O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn; o vice-prefeito Municipal, Charles Paetzinger, e a coordenadora do Cemitério Parque Vale da Esperança, Maristela Rocha, vistoriaram a capela mortuária e o Cemitério Parque Vale da Esperança no dia 9 de julho. A visita ocorreu para verificar as melhorias e as novas instalações que o Poder Público Municipal realizou no local.

Desde 2018, a Administração Municipal investiu R$ 41.346,14 em melhorias e adequações na capela mortuária e no Cemitério Parque Vale da Esperança. Entre elas, a repintura da parte interna e externa do prédio, das janelas e portas; a instalação de lâmpadas de emergência e novos bebedouros; a manutenção das fechaduras, do piso, da cozinha e dos banheiros; a instalação do ossário e do columbário; a construção de novos túmulos duplos e simples; o realinhamento dos túmulos; a identificação dos sepultados e os serviços de manutenção realizados diariamente na capela e no cemitério.

Instalação do ossário e do columbário

O ossário foi instalado em uma das salas da capela mortuária do Cemitério Parque Vale da Esperança como depósito para os restos mortais dos cadáveres. De acordo com o vice-prefeito de Nova Petrópolis, Charles Paetzinger, “este ossário serve para a pessoa que não quer ter mais o arrendamento da sepultura, podendo optar em retirar os restos mortais de seu familiar da sepultura e passar para o ossário. Além disso, também serve para as sepulturas abandonadas, em que, infelizmente, não se tem mais contato com os familiares e não se encontra uma pessoa responsável pelo cadáver, e, sendo assim, os restos mortais vão para o ossário. Nós fizemos isso porque precisamos ter espaço para que as sepulturas fiquem vagas, pois, temos, aproximadamente, 800 pessoas enterradas no Cemitério Parque Vale da Esperança”, disse o vice-prefeito.

“O ossário não será aberto para visitação. Os restos mortais ficarão depositados em urnas que serão lacradas e devidamente identificadas, dispostas em prateleiras que, também, conterão identificação de localização”, colocou Paetzinger.

O columbário será instalado em uma das salas da capela mortuária, na qual serão colocadas as urnas contendo as cinzas dos mortos. “O columbário ainda não está na parte física, mas estamos trabalhando para que seja implantado ainda este ano. O primeiro passo já foi dado, pois, contemplamos o columbário na Lei Municipal 4.856, de 19 de novembro de 2019, e, mais adiante, ele estará à disposição da comunidade”, disse Paetzinger.

Sistema de gerenciamento informatizado e setor administrativo

A Administração Municipal está implantando um sistema de gerenciamento informatizado para o Cemitério Parque Vale da Esperança, com o objetivo de facilitar a identificação e localização das sepulturas. Além da segurança da informação e da praticidade nos trâmites de sepultamento e consultas, o sistema trará mais conforto para familiares e amigos dos inumados, que poderão consultar de casa as informações gerais referentes ao sepultamento. Por meio deste sistema, todos os sepultamentos serão registrados e atualizados, gradativamente, até que se alcance 100% dos túmulos existentes no cemitério, facilitando, assim, a localização de jazigos e cadastro dos sepultados. 

De acordo com a coordenadora do Cemitério Parque Vale da Esperança, Maristela Rocha, pelo sistema, a população poderá fazer uma consulta digital para obter informações sobre todos os sepultamentos. “As pessoas poderão consultar o nome, a filiação, a data de nascimento, da morte e do sepultamento. Além disso, também poderá se informar sobre o local da sepultura, consultando o número do túmulo e quadra em que se encontra, incluindo o mapa para a localização, que poderá ser visualizado na tela do computador. Por ser um sistema complexo, esperamos concluí-lo até o final do ano”, afirmou a coordenadora.

O vice-prefeito Municipal, Charles Paetzinger, destaca que “o sistema de gerenciamento informatizado é muito importante, pois, antes, todas as informações eram registradas em livros. Hoje, com esse sistema, a consulta das informações ficou mais fácil”.

Além disso, a Administração Municipal criou um setor administrativo específico para tratar dos assuntos relacionados ao Cemitério Parque Vale da Esperança, como boletos, sepultamentos, translados, exumações, entre outros. A sala administrativa localiza-se na Rua Acre, nº 190, no Bairro Logradouro, ao lado do Horto Municipal. A população pode entrar em contato pelo e-mail cemiterio@novapetropolis.rs.gov.br ou pelo WhastApp (54) 9-9704-1392 para tratar de assuntos referentes ao Cemitério Parque da Vale da Esperança.

“Antes da criação de um setor específico, todos os assuntos relacionados ao Cemitério Parque Vale da Esperança eram tratados na Prefeitura Municipal e não havia uma pessoa específica que tratava somente desse assunto. Hoje, nós temos uma pessoa fixa que cuida e trata de todas as questões do Cemitério Parque Vale da Esperança, facilitando a comunicação com a comunidade de Nova Petrópolis”, afirmou Paetzinger.

De acordo com o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, as melhorias realizadas pela Administração Municipal na capela mortuária e no Cemitério Parque Vale da Esperança são resultado de um trabalho realizado com muita dedicação. “Desde 2018, iniciamos as melhorias com o objetivo de facilitar os procedimentos administrativos e a relação com a comunidade de Nova Petrópolis. A criação de um setor administrativo específico, a implementação do sistema de gerenciamento informatizado e a instalação do ossário e do columbário, além de outras melhorias realizadas, são motivo de muito orgulho. O momento de despedida de um familiar é sempre difícil, por isso, a organização nos procedimentos administrativos e as melhorias na estrutura da capela e do cemitério contribuem positivamente em uma ocasião tão dolorosa como esta”, destaca Hahn. 

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.

 

CRÉDITO DAS FOTOS: Jordana Kiekow | Comunicação PMNP

Outras Notícias