14/04/2015

Administração Municipal possibilita a prática de atividades ao ar livre

Equipamentos de ginástica foram instalados nas praças e áreas de lazer...

Incentivar a atividade física, possibilitar práticas saudáveis e a promover o bem-estar são compromissos que a administração do prefeito Regis Luiz Hahn e vice-prefeito Gregor Hermann tem com a população de Nova Petrópolis. Para tanto, a comunidade dispõem de espaços para promoção da saúde e lazer, com equipamentos para a prática de ginástica ao ar livre, além de programas específicos de atividades físicas dirigidas, com acompanhamento de educador físico.

A administração municipal, por meio da Secretaria de Saúde e Assistência Social, com o apoio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, instalou equipamentos para ginástica ao ar livre em oito espaços de lazer do Município. Os kits, com cinco equipamentos cada, estão à disposição da comunidade nas praças e áreas de lazer do Bairro Bavária (Rua 25 de Julho), Vila Germânia, Centro (pista atlética), Bairro Piá, Pousada da Neve, Loteamento Vila Rica, Linha Brasil e Pinhal Alto.

“As academias ao ar livre possibilitam que pessoas sedentárias ou que nunca praticaram atividades físicas, motivem-se após visitarem o espaço e comecem a praticar exercícios diariamente. Nosso maior objetivo é incentivar a prática da atividade física nos munícipes, melhorando assim, condicionamento físico, força muscular e bem-estar mental”, declarou a secretária de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini.

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social investiu R$ 25.150,50 em 2014, na aquisição de cinco kits de aparelhos, com cinco equipamentos cada. Foram instalados nas praças e espaços públicos jogo de barras, que estimula o sistema nervoso central por meio do fortalecimento dos grandes grupos musculares; eliptico individual, que exercita membros inferiores, desenvolve a capacidade cardiovascular e aeróbica; esqui duplo conjugado, que alonga as articulações dos membros superiores, cintura escapular, tronco e cintura pélvica; surf com pressão de pernas conjugado, que melhora a flexibilidade e agilidade dos membros inferiores, quadris e região lombar e fortalece a musculatura das coxas e quadris; e, o simulador de remo, que fortalece os grupos musculares e articulares dos braços e costas.

Além das academias ao ar livre, a administração municipal desenvolve o Projeto Vida Ativa – Coração Saudável, um programa específico de atividades físicas dirigidas, com acompanhamento de educador físico. “Hoje contamos com um professor de educação física que atua 20 horas e realiza atividades em 14 locais diferentes; uma professora de educação física, cedida pela Secretaria de Educação, que atua 4 horas no Bairro Vale Verde; e, contamos com o serviço terceirizado de uma professora de Yoga, que dá  aulas em nove locais diferentes, além de palestras em sala de espera nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) sobre interação entre postura e respiração”, citou a secretária Crislei.

Segundo o educador físico do Projeto Vida Ativa – Coração Saudável, Fernando Araújo Souza, aproximadamente 170 pessoas participam das atividades de ginástica aeróbica, jump, step, resistência muscular, caminhadas e corridas realizadas em 14 locais diferentes. “Este projeto é fundamental no sentido preventivo e após detectada alguma enfermidade, é um momento de socialização entre as pessoas e contribui para a saúde mental”, disse. O Projeto Vida Ativa – Coração Saudável, retomado em julho de 2014, é gratuito e aberto à toda comunidade.

O educador físico utiliza os aparelhos das academias ao ar livre para as atividades do projeto. “São excelentes equipamentos para ganho de aptidão física. Inclusive, estou à disposição das UBS’s para orientar a população sobre a utilização dos aparelhos, basta manifestar o interesse no Posto de Saúde de referência”, concluiu.