30/10/2015

Administração Municipal participa da reunião do COREPE

Evento contou com representantes da Empresa Gaúcha de Rodovias...

O Conselho Comuntário das Regiões das Rodovias Pedagiadas (Corepe) Hortênsias promoveu um encontro entre representantes da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e dos Municípios de Nova Petrópolis, Gramado, Igrejinha, Canela, São Francisco de Paula e Três Coroas. O diretor de Projetos Especiais da Prefeitura de Nova Petrópolis, Ricardo Lawrenz, representou o prefeito Regis Hahn no evento, realizado na UCS Canela, no dia 28 de outubro. A pauta do encontro foram as demandas de 2014 dos Municípios participantes do evento.

Representando a EGR, estiveram presentes na oportunidade o presidente da empresa, Nelson Lídio Nunes, o diretor técnico Milton Cypel, o gerente de Engenharia Luís Fernando Vanacôr entre outros. Prefeitos e vereadores das cidades citadas, além de integrantes de Coredes da região, também estiveram presentes na ocasião.

Para Nova Petrópolis o que está em processo licitatório são as segintes demandas: Bueiro no km 12,5 na Linha Brasil  (R$ 44.000,00); Acesso da RS 235 com a Estrada que leva a Nove Colônias (R$ 361.000,00); Acesso da RS 235 à localidade de Pedancino (R$ 244.000,00); Acesso da RS 235 para a localidade do Pinhal Alto (R$ 116.000,00); Acesso da RS 235 à Linha Brasil “Igreja de Pedra” (R$ 185.000,00), além da melhoria no acostamento da RS 235, no trecho de responsabilidade da EGR, do final do Parque Aldeia do Imigrante até o Morro Korb.

Os investimentos nessas melhorias podem chegar ao valor de R$ 950.000,00, recurso que terá origem no Posto de Pedágio Nova Petrópolis/Gramado. De acordo com os representantes da EGR, o maior problema são os acessos que ficam nas curvas, o maior índice de acidentes ocorrem nestes locais. A EGR também divulgou que valor para o recapeamento asfáltico no trajeto entre Nova Petrópolis e Gramado será de R$ 8 milhões.

Além disso, os técnicos da EGR apresentaram o projeto técnico de extensão da Avenida 15 de Novembro, no trecho compreendido entre o Hotel Berghaus e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Piá. Serão dois quilômetros de avenida e um investimento de R$ 8 milhões. O projeto ainda precisa ser aprovado pelas equipes técnicas do DAER e da EGR. De acordo com o presidente Nunes, a EGR não tem capacidade financeira para realizar esta obra em um curto espaço de tempo.

Segundo o diretor de Projetos Especiais, Ricardo Lawrenz, o prazo para concluir o processo licitatório da obra vai até 15 de janeiro de 2016. Ainda segundo ele, primeira etapa da obra deve iniciar na rótula a ser construída na entrada do bairro Pousada da Neve. “Essa rótula seria construída naquele local por não existir nenhum local no perímetro urbano ou na RS 235 que permita o contorno de veículos pesados. Outra dificuldade é acessibilidade aos bairros Alpina e Pousada na Neve”, ponderou Lawrenz.

Em outro momento, o COREPE solicitou providências, junto ao DAER, quanto à sinalização e redução de velocidade da RS 235. Ficou definido que uma nova reunião será marcada com representantes do DAER para solucionar o problema, uma vez que é de responsabilidade do órgão a definição de mais redutores de velocidade na região.

O assunto que se destacou foi sobre a liberação da RS 115. Parte da rodovia já foi liberada em um sentido, somente para veículos leves, das 07h às 19h. A EGR anunciou que estão em fase de licitação obras de reparos, no valor máximo de R$ 10 milhões, nos trechos mais afetados pelos desmoronamentos. A empresa vencedora terá quatro meses para executar os serviços. A EGR explicou que buscará recursos financeiros em outras Praças de Pedágios do RS, para custear as obras. Ainda de acordo com a EGR, é possível que, durante as obras de reparo, a estrada seja bloqueada novamente.

A EGR estuda ainda a possibilidade de instalar mais duas cabines na Praça de Pedágio Nova Petrópolis/ Gramado. Esta medida visa atender a demanda para a época.Também foi apresentado o Fluxo de Caixa de 2015, do período de janeiro a setembro das Praças de Três Coroas, Gramado e São Francisco de Paula.