27/06/2016

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Administração Municipal instala 20 lixeiras comunitárias em Nova Petrópolis

Recipientes para resíduos secos e orgânicos foram colocados em pontos estratégicos do Município...

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente instalou 20 lixeiras comunitárias em Nova Petrópolis durante o mês de maio e junho. Os reservatórios foram colocados em pontos estratégicos, com os horários e dias de coletas especificados em placas. O secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima, e o adjunto da pasta, Pedro Canísio Schneider acompanharam os trabalhos de instalação das lixeiras.

“É importante que a comunidade respeite as datas de coleta de resíduos e a classificação, seco ou orgânico. Além disso, é preciso que a população se conscientize de colocar somente lixo doméstico para a coleta seletiva. As lixeiras foram instaladas para facilitar o recolhimento do lixo e oportunizar que a coleta seletiva passe nesses pontos na frequência que está especificada nas placas para que todos possam depositar o lixo corretamente”, destaca o secretário. Lucas da Costa de Lima ressalta ainda que a Prefeitura Municipal promove campanhas de coletas de lixo eletrônico, de embalagens de agrotóxicos, de óleo de cozinha e de podas e móveis velhos, com o objetivo de diminuir o impacto ambiental causado pelos diversos tipos de resíduos existentes.

Atualmente, a Administração Municipal investe R$ 1,8 milhão na coleta do lixo, o que representa 55% do orçamento total da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Esse é o valor do contrato entre a Prefeitura e a empresa Biasotto e Cia, responsável pelo recolhimento do lixo, triagem, transbordo e destinação do lixo do Município. A empresa recolhe o lixo domiciliar, orgânico e inorgânico e separa o que pode ser reciclado do que não pode. Todo lixo reciclável é encaminhado para empresas especializadas e o não reciclável é transportado pela Biasotto até um aterro sanitário em Minas do Leão, onde é corretamente depositado sem agredir o meio ambiente.

Para o prefeito Regis Luiz Hahn, se cada morador agir com consciência na hora de destinar seu resíduo, o trabalho de recolhimento e destinação do lixo será muito mais efetivo. “Intensificamos a questão da fiscalização sanitária e já notificamos alguns moradores orientando-os para que instalem lixeiras em frente as suas residências, evitando assim o acúmulo de lixo em lixeiras próximas. Se cada um fizer sua parte, separando lixo seco e orgânico, respeitando datas de coleta e não misturando outros tipos de lixo com o domiciliar, teremos uma cidade ainda mais limpa e bonita”, destacou o prefeito.

Materiais como pneus velhos, pilhas, baterias, lixo eletrônico e remédios vencidos ou não utilizados não devem ser misturados com o lixo domiciliar e nem depositados nas lixeiras. Esses itens devem ser devolvidos aos estabelecimentos nos quais foram adquiridos, como lojas de eletroeletrônicos, no caso de pilhas, baterias e lâmpadas; oficinas mecânicas, para óleos lubrificantes;  borracharias, para pneus usados; e Postos de Saúde e farmácias, que realizam a coleta de medicamentos vencidos ou não utilizados.

Confira a tabela dos pontos que possuem as lixeiras e os horários de coleta:

1.  Pinhal Alto (Estrada Nova Harmonia – Serraria Knorst) – LIXO SECO - quarta-feira

2.  Pinhal Alto (Escola São José – portão) – LIXO SECO e ORGÂNICO – terça e quarta-feira

3.  Vila Germânia (após a Mecânica Federal Diesel) - LIXO SECO e ORGÂNICO - terça, quinta, sexta e sábado

4.  Linha Imperial (Escola Pe. Amstad) - LIXO SECO e ORGÂNICO - terça e quarta-feira

5.  Linha Imperial (RS 235 - curva antes do Tio Mica) – LIXO SECO e ORGÂNICO - terça e quarta-feira

6.  Linha Imperial (RS 235 - entrada Nove Colônias) - LIXO SECO e ORGÂNICO – terça e quarta-feira

7.  Nove Colônias (Estrada geral entroncamento Chapadão) - LIXO SECO - mensal

8.  Linha Gonçalves Dias (RS 235 - entrada Linha Gonçalves Dias) – LIXO SECO e ORGÂNICO - terça e quarta-feira

9.  São José do Caí (Entrada Canto Maas - estrada principal) – LIXO SECO – quinta-feira

10.  Linha Araripe    (RS 235 -  Portal vidros) – LIXO SECO e ORGÂNICO - terça e quarta-feira

11.  Linha Araripe (RS 235 – em frente a Sociedade) – LIXO SECO e ORGÂNICO - terça e quarta-feira