09/02/2015

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Administração Municipal inaugura Escola Jacob Jaeger em Nova Petrópolis

Novo educandário terá capacidade para atender 60 crianças da localidade do Pinhal Alto...

O sábado, 07 de fevereiro de 2015, ficará marcado na história de Nova Petrópolis. Nesta data, a administração Lelo e Gregor inaugurou a nova Escola Municipal de Educação Infantil Jacob Jaeger, no Pinhal Alto. A nova instituição de ensino, que terá capacidade para atender 60 crianças, era aguardada há anos pela comunidade do Pinhal Alto e foi uma inestimável conquista da administração municipal para Nova Petrópolis.

O prefeito Regis Luiz Hahn, assim como a secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Hansen Reisdoerfer, e a diretora da Escola Jacob Jaeger, Maria Terezinha Schmitt, fizeram discursos emocionados na solenidade de abertura, que contou com a presença do diretor do Departamento de Articulação com os Municípios, no Governo do Estado, Itamar Batista Chagas.

Também compareceram ao ato oficial de inauguração o deputado Estadual Elton Weber, secretários municipais, o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, Jerônimo Stahl Pinto, vereadores, demais autoridades e moradores do Pinhal Alto. Um dos descendentes do próprio Jacob Jaeger, Felipe Kuhn Braun, também compareceu à inauguração.

A Escola Municipal de Educação Infantil Jacob Jaeger terá capacidade para atender 60 alunos de 0 a 5 anos e 11 meses vindos das localidades de Pinhal Alto, Feliz Lembrança, Nova Harmonia, Santa Inês, Zona Birk, Treze Colônias, Linha São Jacó e Nove Colônias. A direção da escola permanece com a professora Maria Terezinha Schmitt, que contará com uma supervisora em dois turnos por semana, quatro professores, seis auxiliares de desenvolvimento infantil e três funcionários para serviços gerais, sendo dois em tempo integral e um em meio turno.

“A inauguração desta nova escola é a prova de que nossa administração não esquece dos compromissos assumidos. Batemos em muitas portas lutando por um recurso que já estava praticamente perdido, mas tudo isso valeu à pena. Tenho consciência de que esse ato não é mais do que a nossa obrigação, mas me sinto orgulhoso e feliz de poder inaugurar essa bonita escola no dia de hoje.”, garantiu o prefeito Regis Luiz Hahn.

Para o diretor do Departamento de Articulação com os Municípios no Governo do Estado, Itamar Batista Chagas, foi uma honra ter recebido o convite para a inauguração da nova Jacob Jaeger. “Em nome do governador José Ivo Sartori, quero dizer que é um prazer estar aqui neste momento tão importante para a comunidade de Nova Petrópolis. Quero lembrar que somos parceiros do município para aproveitarmos tudo que essa nova escola tem a oferecer”, disse Chagas.

Em seu discurso, a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Rafaela Hansen Reisdoerfer, ressaltou que inaugurar a Escola Jacob Jaeger foi muito emocionante. “Tenho coração de educadora e ele sempre bate mais forte em momentos como esse. Ver essa nova escola de pé e lembrar do grande esforço que fizemos para que essa obra se tornasse realidade me deixa profundamente emocionada.”, declarou a secretária Cíntia.

O projeto da Escola Jacob Jaeger, que veio pronto do Governo Federal, contempla 668,30m² de área construída em um terreno de 2.475m². A estrutura do educandário conta com quatro salas de maternal e pré-escola, fraldário, sala de repouso com berços, quatro solarium (áreas externas para crianças tomarem sol), banheiros femininos e masculinos para alunos, banheiros para portadores de necessidades especiais para alunos, parquinho, banheiro para creche, sala de professores, sala de administração, almoxarifado, banheiro feminino e marsculino adulto para portadores de necessidades especiais, refeitório, cozinha com despensa, triagem e lavagem, lavanderia com depósito, lactário, copa para funcionários, sala de multiuso e informática, pátio coberto e área externa com grama.

O obra da Escola Municipal de Educação Infantil, realizada pela empresa QMG Construções LTDA, teve um custo total de R$ 988.707,60, sendo R$ 627.688,11 recursos federais do FNDE e R$ 361.019,49 recursos do Município.