15/03/2016

Administração Municipal inaugura área de beneficiamento de plantas medicinais

Inauguração será realizada nesta sexta-feira, dia 18, às 09h, no CETANP...

A Administração Municipal 2013-2016 fará mais uma importante entrega à comunidade nesta semana. Trata-se da inauguração da nova área física de beneficiamento de plantas medicinais, construída junto ao Centro Regional de Formação Profissional de Agricultores de Nova Petrópolis (CETANP). A cerimônia de inauguração ocorre na sexta-feira, dia 18 de março, às 09h.

O programa Fitoterapia na Atenção Básica de Nova Petrópolis baseia-se na valorização do costume local de utilizar as plantas medicinais e também na Política Nacional e Estadual de Plantas Medicinais e Fitoterápicos como estratégia da inserção da Fitoterapia no Sistema Único de Saúde (SUS).

“O projeto dos fitoterápicos é referência no Estado e envolve diversos setores no seu desenvolvimento. Estamos muito contentes pela conclusão da área de beneficiamento de plantas medicinais e acreditamos no crescimento deste projeto”, pontuou a secretária de Saúde e Assistência Social, Críslei Gerevini.

“Com a inauguração da obra do prédio de beneficiamento das plantas medicinais pretendemos melhorar o material informativo e aumentar as opções de chás. Além disso, estamos estudando a possibilidade de transformar as plantas medicinais também em tinturas e cápsulas, visando aumentar de apresentações disponíveis à comunidade”, disse a farmacêutica Caroline Drechsler.

O programa Fitoterapia na Atenção Básica de Nova Petrópolis cresce no Município, é referência no Estado e destaque a nível mundial. Em abril de 2015, um trabalho com foco na experiência que Nova Petrópolis possui no uso de plantas medicinais na rede de atenção básica à saúde foi apresentado no 13º Congresso Mundial de Saúde Rural, realizado na cidade de Dubrovnik, na Croácia. A Secretaria de Saúde do Município esteve representada pelo médico Leonardo Vieira Targa, que apresentou um trabalho com foco na experiência que Nova Petrópolis possui no uso de plantas medicinais na rede de atenção básica à saúde.

Em 2014, Nova Petrópolis recebeu verba estadual proveniente dos Arranjos Produtivos Locais de Plantas Medicinais (APLPM-Fito/RS) por integrar o projeto do Estado junto ao Ministério da Saúde. Os recursos foram utilizados para investimentos em material permanente a fim de fortalecer esta prática. Compra de estufa de mudas, aquisição de um microtrator, embaladora/dosadora das embalagens de chás, balança digital, entre outros, foram alguns dos itens adquiridos com a verba.

Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento, o projeto da nova área física de beneficiamento de plantas medicinais, construída junto ao CETANP tem 104,40m² e contempla duas salas de produção, depósito e secadora de plantas. A construção teve custo total de R$ 93.395,22 e foi paga com recursos próprios.

“O uso de chás é muito difundido na nossa cidade e região. Considerando esse uso frequente, é muito importante que tenhamos pessoas qualificadas e habilitadas para orientar corretamente a população sobre o uso das plantas medicinais. Também é motivo de orgulho para nossa administração inaugurar um espaço adequado para o beneficiamento das plantas medicinais”, avaliou o prefeito Regis Luiz Hahn.

“Além disso, fazer parte dos Arranjos Produtivos Locais de Plantas Medicinais (APLPM-Fito/RS) integrando este projeto do Estado junto ao Ministério da Saúde, possibilita a ampliação das políticas regionais de acesso à fitoterapia também a outros Municípios”, concluiu o prefeito Lelo.