28/06/2016

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Administração Municipal garante a perfuração de poços artesianos

Mais de 140 famílias do Chapadão, Stille Eck, Ninho das Águias, Feliz Lembrança e Centro do Pinhal Alto serão beneficiadas...

O prefeito Regis Luiz Hahn e o secretário Estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcisio Minetto, assinaram o Termo de Cooperação para execução de ações do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Infraestrutura Rural, com a perfuração de cinco poços artesianos no interior de Nova Petrópolis. O documento foi assinado segunda-feira, dia 27, no Gabinete Oficial.

A perfuração dos poços artesianos beneficiará mais de 140 famílias das localidades do Chapadão, Stille Eck, Ninho das Águias, Feliz Lembrança e Centro do Pinhal Alto. As obras iniciam no dia 05 de julho, pela localidade de Pinhal Alto e, após, prosseguem para as demais comunidades. De acordo com o Termo de Cooperação, as máquinas e a mão de obra para perfuração são da Secretaria Estadual; em contrapartida, o Município faz a instalação de canos e disponibiliza o óleo diesel para a perfuração dos poços.

"Há muito estamos buscando, junto ao Estado, realizar a perfuração destes poços artesianos. Não prometemos para as comunidades; mas, não poupamos esforços para buscar mais este feito para a população de Nova Petrópolis. Que a água brote desses poços e acabe com o problema de abastecimento de mais de 140 famílias do nosso interior. Certamente esta obra trará mais qualidade de vida aos moradores, que hoje precisam comprar água, utilizar água de vertentes não tratadas ou ainda água da chuva coletada em cacimbas", comemorou o prefeito Lelo.

O secretário Estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcisio Minetto declarou que estas ações integram a política de trabalho da SDR. “Há previsão para perfurarmos aproximadamente 280 poços artesianos em 2016, sendo que, cerca de 60 já foram perfurados dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Infraestrutura Rural”, disse Minetto. O diretor do Departamento de Infraestrutura Rural, Ubirajara Simon e a diretora administrativa da SDR, Aline Pooter, acompanharam o secretário Estadual.

O deputado Estadual, Elton Weber; o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima; o vereador Clodomiro Fernandes; e representantes das comunidades beneficiadas acompanharam o ato de assinatura do Termo de Cooperação, no Gabinete Oficial.