27/06/2023

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Administração Municipal faz agradecimento ao Esculturas Parque Pedras do Silêncio

Parque realizou ação promocional e ofereceu às escolas de Nova Petrópolis ingressos para visitação gratuita

Uma ação promocional, e, porque não, social, do Esculturas Parque Pedras do Silêncio, durante o mês de março deste ano, resultou no repasse gratuito de mais de 500 ingressos para as escolas de Nova Petrópolis, para visitação ao local. Nesta terça-feira, 27 de junho, o prefeito Jorge Darlei Wolf e a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal, homenagearam o proprietário do estabelecimento, Valmor Heckler, enquanto acompanhavam a visita da Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Hoffmann.

Durante a manhã desta segunda-feira, enquanto percorria os jardins do Parque, o prefeito Darlei conheceu detalhes das esculturas e dos espaços minimamente planejados para oferecer um momento de contemplação da natureza aos visitantes. O proprietário Valmor, que foi um dos guias do grupo, junto do filho Pedro, relatou o sentimento de gratidão à cidade e parabenizou a Secretaria de Educação pela base que é ofertada aos estudantes, e que, segundo ele, fazem muita diferença no comportamento das crianças, o que pode ser observado nas visitas, pelo respeito com que tratam as esculturas e as plantas.

O prefeito e a secretária Gislaine entregaram a Valmor, em nome da sua família, uma lembrança em agradecimento pela ação realizada. O gestor municipal também destacou que a educação é uma das prioridades da atual Administração. “O trabalho que é feito hoje, é pensado para que dê frutos no futuro”, afirmou.

O chefe do Executivo nova-petropolitano também contou que os esforços são recompensados quando o Município é procurado por outras prefeituras para relatar como é o sistema de ensino na cidade, e citou a visita da comitiva de Panambi na semana passada, que buscava conhecer como era a estrutura educacional de uma das escolas, que atua no formato do Sesi-RS.

Ação promocional e social

A equipe pedagógica da Secretaria de Educação destaca que a ação promocional realizada pelo Parque oportunizou que mais de 500 estudantes, das redes municipal, estadual e privada de ensino de Nova Petrópolis, incluindo da Escola de Educação Especial Sol Nascente – a Apae -, conhecessem a estrutura do empreendimento de forma gratuita. A ação funcionava da seguinte maneira: a cada ingresso para adultos comercializado, um ingresso era revertido ao Município.

Como não foi possível disponibilizar ingressos a todos os estudantes da rede, o Município optou por utilizar, preferencialmente, com os alunos dos 3º e 5º anos do ensino fundamental, pois participam do projeto “Prefeito por um dia” e estudam a história da colonização, respectivamente, nestes anos, o que torna a atividade uma maneira diferente de falar sobre os conteúdos de sala de aula.

As visitas acontecem às terças e quartas-feiras no turno da manhã, e geralmente envolvem duas turmas por vez. Conforme organização da Secretaria, estudantes visitaram o Parque em maio e junho, e algumas turmas ainda irão conhecer o local no mês de julho. Nesta terça-feira, foi a vez de duas turmas da Escola Otto Hoffmann, da Pousada da Neve.

Conheça mais sobre o Parque

O Esculturas Parque Pedras do Silêncio foi aberto ao público em novembro de 2014, com a proposta de ser um espaço em meio a natureza, mas que também resgatasse a história da colonização alemã, bastante presente no município, e ajudasse a valorizar os primeiros colonizadores, seus ofícios e tradições.

O local possui cerca de 80 esculturas, espalhadas entre os jardins e espaços arborizados, e recebe aproximadamente 36 mil visitantes por ano. Todo o caminho de visitação é calçado, não há degraus, permitindo total acessibilidade, além de ser pet friendly – aceita animais.

O Esculturas Parque Pedras do Silêncio está localizado em Linha Brasil, interior de Nova Petrópolis. Mais informações podem ser conferidas no site https://pedrasdosilencio.com.br/