22/12/2022

Administração Municipal e Legislativo prestam homenagem aos 120 anos do Sicredi

Primeira cooperativa de crédito da América Latina surgiu em Nova Petrópolis em 28 de dezembro de 1902

A Prefeitura e o Poder Legislativo de Nova Petrópolis realizaram uma sessão solene, na noite de quarta-feira, 21 de dezembro, no plenarinho da Acinp, para prestar homenagem ao aniversário de 120 anos da cooperativa Sicredi Pioneira. O prefeito Jorge Darlei Wolf, o vice-prefeito Martim Wissmann e o presidente da Câmara, vereador Alexandre da Silva, fizeram a entrega de placas comemorativas aos representantes da primeira cooperativa de crédito da América Latina, fundada em 28 de dezembro de 1902.

Na cerimônia, o prefeito Jorge Darlei Wolf destacou a grande contribuição da entidade para o desenvolvimento do Município, e agradeceu os investimentos e o apoio oferecido em eventos e ações sociais. “O apoio do Sicredi não se dá apenas nos eventos, mas, principalmente, nas ações sociais, colaborando com a saúde, a educação, a cultura. Nós como Poder Público temos trabalhado para fazer a nossa parte, mas contar com a colaboração da cooperativa tem feito a diferença. Vida longa à Sicredi Pioneira”, desejou o chefe do Executivo nova-petropolitano.

O vice-prefeito e secretário de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann, também dirigiu homenagens à cooperativa. Falou de sua relação pessoal com o Sicredi e afirmou que “os princípios do cooperativismo, presente no trabalho da instituição financeira, precisam guiar o cuidado com a comunidade, como a Administração tem buscado fazer”.

A relação com a Sicredi Pioneira embasou a manifestação do presidente da Câmara, Alexandre da Silva, que agradeceu a parceria para o desenvolvimento de Nova Petrópolis. “Certamente o sucesso da cooperativa passa pelo jeito próximo e humano de tratar os associados, que é uma característica do Sicredi. Cooperar é uma forma de evoluir”, ressaltou.

Representando a instituição cooperativa, o presidente Tiago Schmidt detalhou a fundação da Sicredi Pioneira em 28 de dezembro de 1902, na Linha Imperial, e defendeu a importância dos 20 fundadores originais, capitaneados pelo padre Theodor Amstad, para o desenvolvimento dos conceitos que hoje influenciam o trabalho realizado pela entidade e que colaboraram para dar à Nova Petrópolis o título de Capital Nacional do Cooperativismo, através da Lei Federal nº 12.205, de 19 de janeiro de 2010. “O diferencial, que esteve na fala de todos os presentes nesta noite, é que os associados e colaboradores se sentem como parte da Sicredi Pioneira. Hoje temos 48 agências em 21 municípios da região, estivemos presentes em mais de 600 eventos neste ano, e, apenas nas três agências de Nova Petrópolis, temos mais de 10 mil associados. Isso é a nossa história, construída a muitas mãos”, disse o presidente.

A vice-presidente da Sicredi Pioneira e presidente da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, Heloisa Helena Lopes, também apresentou detalhes históricos sobre a cooperativa e agradeceu a todos os associados por acreditarem na filosofia do cooperativismo, que, segundo ela, certamente fez a diferença para Nova Petrópolis. “Foi a partir da observação das necessidades da comunidade de Linha Imperial que o padre Theodor Amstad percebeu que precisava unir as pessoas, então passou a estimular a colaboração nas pregações. Esse foi o primeiro passo para que no futuro fosse criada a primeira instituição financeira baseada no cooperativismo”, contou Heloisa Helena Lopes.

A sessão solene foi realizada a partir da aprovação de um requerimento de homenagem no Legislativo, proposto pelos vereadores Alexandre da Silva, Carlos Antônio Simon, Claudio Antônio Gottschalk, Daniel Carlos Michaelsen, Egon Ackermann, Josué Drechsler, Katia Zummach, Tarcísio Brescovit e Oraci de Freitas. Secretários municipais, representantes de entidades e órgãos de imprensa também participaram da sessão.

Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP